Centenas de “Feras” fazem o vestibular de meio do ano da Católica
|
O Vestibular do meio do ano da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para os setes cursos de graduação oferecidos – Arquitetura, Direito, Engenharia Civil,Fisioterapia, Licenciatura em História e Publicidade – aconteceu neste sábado, dia 13 de julho, das 8h às 13h, no bloco G da Católica. Enquanto os feras faziam as provas, os pais e acompanhantes participavam de dinâmicas, oficinas e palestras na Biblioteca Central, uma recepção da Jornada de Portas Abertas que é marca dos processos seletivos da Unicap.
Com 1.245 inscritos, 142 candidatos a mais que a edição do meio do ano passado, esse processo seletivo ofereceu 261 vagas distribuídas em sete cursos. os cursos mais concorridos foram Arquitetura e Direito, com oito candidatos por vaga; Jornalismo teve 5,8 e Engenharia Civil 4,75.
O Reitor Padre Pedro Rubens falou ao Boletim Unicap sobre a importância de abrir oportunidades ao meio do ano. “É uma tradição marcante da nossa Universidade. O aluno não precisa mais esperar um ano inteiro para entrar. A Unicap inova abrindo as portas não só para os candidatos, mas também porque se coloca à disposição dos pais e acompanhantes durante todo processo seletivo”, frisou Padre Pedro.
Uma hora antes do início da prova, o térreo do bloco G da Católica já estava tomado pelos feras. Candidatos, pais e acompanhantes foram recebidos ao som do MPB Unicap, que ajudou a tornar o ambiente ainda mais aconchegante. Uma mistura de nervosismo e confiança era evidente no semblante dos inscritos. Os estudantes Luis Carlos, de 17 anos, Luisa Duarte,16, e Joana Colaço,16, contaram sobre as expectativas antes da avaliação.
“Estou fazendo o vestibular para Arquitetura, pois é uma área em expansão no cenário econômico brasileiro. Estou um pouco tenso, mas espero me sair bem hoje e vir estudar com a ótima estrutura da Católica”, comentou Luis. “Melhorar a cidade, planejando um lugar melhor para se viver”, esse é o objetivo da futura arquiteta Luisa Duarte, ela contou também que estava ansiosa para o início da prova. Joana Colaço sonha em fazer Direito desde criança. “Sempre me identifiquei com a área e sempre ouvi que o curso da Unicap é um dos mais respeitados do Brasil, por isso optei por prestar vestibular aqui”, destacou.
Em uma das mesas, que ficam em frente ao “Café Com Que?”, estavam reunidas as amigas Cecília Duarte, 17 anos, Nathália Gimarães, 16, e Thaís Downsley, 17. A primeira irá realizar um grande sonho quando entrar no curso de Arquitetura e continuar os passos de grande parte da família. Já Nathália e Thaís vão prestar a prova para Direito. “Tive muitas dúvidas na hora de escolher o curso, mas como já tenho advogados na família e meu avô é desembargador, eu acabei optando pela carreira jurídica”, revelou Nathália.
Um dos maiores parceiros que os candidatos podem ter para driblar o nervosismo é a presença dos pais, apoiando antes da tão aguardada aplicação da prova. No hall do bloco G, vários deles fizeram questão de vir acompanhando os filhos. Foi o caso de Levi Salustiano e Maria José Salustiano, que vieram trazer o filho Lucas, que prestou vestibular para o curso de Engenharia Civil.
“O sonho de qualquer pai é que o seu filho tenha o melhor futuro possível. Conto com a aprovação dele hoje, mas o meu maior desejo é a sua felicidade “, contou Levi.
Cinco horas que podem mudar a vida de toda família. Filhos fizeram provas, pais torceram muito e, no momento da realização da avaliação, todos os acompanhantes foram acolhidos dentro da Biblioteca Central, para conhecer melhor a estrutura do Campus, participar de dinâmicas e oficinas. “Estamos abrindo as portas da Católica para que todos os envolvidos no processo possam conhecer nossa estrutura e esperar os candidatos da maneira mais confortável possível”, destacou a coordenadora Geral de Graduação, Verônica Brayner.
Os presentes foram recebidos por um delicioso café da manhã colaborativo, puderam aferir a pressão, participar de oficinas de fisioterapia e fotografia, além de terem sido apresentados a alguns professores da Universidade.
A atividade realizada pelo curso de Fisioterapia foi chamada de “Movimento é Saúde”. Uma dinâmica que reuniu consciência corporal, alongamento e relaxamento muscular. Já o curso de Fotografia proporcionava aos participantes tirar fotos que foram postadas no blog do curso http://www.unicap.br/galeria/pages/.
Os primeiros feras foram saindo das salas às 11h, horário mínimo permitido para estregar a avaliação. Enquanto uns mostravam confiança em ter feito uma prova boa, outros preferiram a cautela na hora de comentar o desempenho. Foi o caso de Thaís Downsley, que voltou pra falar com o Boletim Unicap. “Não sei afirmar se fui bem ou mal na prova. A área de exatas foi a mais trabalhosa pela quantidade de cálculos”, salientou ela.