CCBS comemora o Dia do Biólogo

Para comemorar o Dia do Biólogo, 3 de setembro, o Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) organizou um encontro comemorativo com professores, funcionários, alunos e ex-alunos do curso de Biologia da Universidade Católica de Pernambuco. O evento aconteceu no auditório do 1° andar do bloco D e foi organizado pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Goretti Sônia Silva.

Logo no início do encontro, a professora Goretti foi homenageada com um buquê de rosas, oferecido pela diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Arminda Saconi, pela passagem de seu aniversário, que aconteceu no dia 29 de agosto. Depois da entrega do presente, professora Arminda parabenizou, tanto ela como todos os presentes, pelo dia especial. “Vocês merecem todo nosso carinho pelo trabalho que desenvolvem, parabéns por este grande dia e vamos continuar o belo trabalho que acontece aqui na universidade”, falou a diretora do CCT.

Em seguida, a professora Goretti fez uma explanação sobre a função da Biologia, cujo trabalho é voltado para a formulação, elaboração e pesquisa de métodos para melhorar a vida e o meio ambiente. Ela também lembrou da criação do Conselho Federal de Biologia (CFBIO), que tem o propósito de fiscalizar e orientar todas as práticas biológicas, ajudando assim nas atividades dos profissionais.

A professora falou ainda sobre a implantação do Dia do Biólogo em 1979, além da criação do curso na Católica, em 27 de setembro de 1951. Na Unicap, o curso começou de maneira modesta, com nove funcionários e três técnicos em laboratórios. Hoje, o CCBS comporta quatro grandes cursos (Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia), além do curso de Ciências Biológicas, que conta com um corpo docente de 11 professores.

Depois da explanação da professora Goretti, vários docentes falaram um pouco das experiências no curso,  o porque de ter escolhido a Biologia como profissão e sobre o orgulho de ser biólogo.

Professor Aranildo Rodrigues:

Depois da explanação da professora Goretti, foi a vez do diretor do CCBS, professor Aranildo Rodrigues, parabenizar tanto os profissionais gabaritados da área que estavam presentes quanto os novos alunos do Centro. “Nós somos um tipo de profissional diferente. Pensamos na vida, em como melhorá-la. Temos um futuro promissor pela frente com grandes perspectivas no mercado. Parabéns a todos”.

Professor Vital Cunha:

“Meu começo na área foi difícil, mas através de muito estudo consegui espaço na Biologia. È uma área de campo muito amplo. Onde ser profissional traz uma satisfação enorme. Faço tudo com carinho, pois tenho orgulho de ser biólogo. Neste dia, temos muito o que comemorar”.

Professora Bereneuza Brasileiro:

“Tenho orgulho de ser bióloga, formada aqui pela Universidade Católica. Sou apaixonada pelo curso e vejo que a casa é formada por ótimos profissionais. Vocês estão em excelentes mãos. Logo serão biólogos formados. Então, parabéns a todos nós”.

Ao final dos depoimentos dos professores, o espaço foi aberto a ex-alunos do curso. Eles falarem das experiências vividas depois da graduação. Este foi o caso da bióloga Mayara Nunes dos Anjos, que abordou um pouco das oportunidades que apareceram após a conclusão do curso. “Hoje sou professora em um colégio em Pau Amarelo e estou muito feliz com minhas escolhas. As oportunidades aparecem para aqueles que correm atrás e, graças ao curso, muitas portas se abriram para mim. Volto aqui para agradecer bastante por tudo”, ressaltou.