Católica vai criar Instituto de Direito Canônico

conferencia-luso-brasileira-

Um marco na história da Universidade  Católica de Pernambuco. A partir do dia 24 de agosto, a Unicap vai contar com o Instituto de Direito Canônico, que visa incentivar o estudo e a produção de pesquisas científicas na área da ciência jurídico-canônica.

O ato de criação, que terá as presenças do Reitor, Padre Pedro Rubens, e do Arcebispo de Olinda e Recife e presidente da CNBB Regional NE2, Dom Fernando Saburido, será realizado durante o evento Conferências Luso-Brasileiras: Diálogo Teológico-Jurídico, promovido pela Unicap em parceria com a Universidade Católica Portuguesa.

O encontro internacional, que terá início no dia 22 e prossegue até o dia 25, visa estreitar a relação entre a Unicap e a Católica Portuguesa, consolidando as parcerias existentes. Organizado pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e pelo Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), o evento contará com conferências de professores das duas instituições.

No dia 22, às 9h30, no auditório G2, o conferencista será o Padre João Seabra, da Universidade Católica Portuguesa. Ele falará sobre “A Santa Sé no Direito Internacional Público”. No dia 23, às 17h, no auditório do CTCH, o Padre João Vergamota, também da Católica Portuguesa, vai fazer conferência sobre “Ordinariados para os fiéis anglicanos”. Às 19h, no auditório G2, o Padre João Seabra e o professor Ubiratan do Couto Maurício, do curso de Direito da Unicap, vão abordar o tema “Efeitos civis das sentenças eclesiásticas em matéria matrimonial”.

No dia 24, a programação terá início às 16h, no auditório G2, com a conferência “Motu Proprio: Mitis ludex Dominus lesus e sua aplicabilidade”, proferida pelos Padres João Seabra, Valdir dos Santos e Christiano de Souza. Os dois últimos são professores do curso de Teologia da Unicap. Após a conferência, haverá o ato de criação do Instituto de Direito Canônico.

No dia 25, será realizada às 9h30, no auditório G2, segunda edição da conferência “Efeitos civis das sentenças eclesiásticas em matéria matrimonial”. O evento é aberto ao público.

conferencia luso brasileira cartaz PORTUGAL Unicap