Reitor autoriza criação de Doutorado em Ciências da Linguagem

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, autorizou, nesta sexta-feira (22), a criação do curso de Doutorado em Ciências da Linguagem. Será o segundo doutorado da Unicap, que já possui o de Psicologia Clínica. Falta, agora, a autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em 18 de março de 2002, a Católica deu início ao Mestrado em Ciências da Linguagem, com área de concentração em Teoria e Análise da Organização Linguística e seus Distúrbios.  O curso vem dando sustentação a esse campo natural de pesquisa, ao mesmo tempo em que supre a Região Nordeste de uma área da qual é carente. Esse mestrado, dado a seu caráter multidisciplinar, destina-se a profissionais de Letras, Fonoaudiologia, Psicologia e Educação, bem como de outras áreas que mantenham alguma relação com a Linguagem.

Para alcançar seus objetivos, o mestrado vem oferecendo a alternativa de duas linhas de pesquisa:

1. Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem em suas diversas manifestações

Estudo dos diferentes aspectos e elementos envolvidos no processo de aquisição da linguagem; singularidades; desvios e distúrbios da linguagem.

Professores da linha de pesquisa 1:

Glória Maria Carvalho

Isabela Rêgo Barros

Maria de Fátima Vilar de Melo

Marígia Ana Moura Aguiar

Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo

Wanilda Cavalcanti

2. Processos de Organização Linguística e identidade social

Estudo das organizações do texto discursivo com base nas contribuições da Análise da Conversação, da Linguística Textual e da Análise do Discurso; implementação de pesquisas e tecnologias em Ciências da Linguagem; papel da linguagem na construção do conhecimento e organização sócio-cultural; representação social nos discursos escolares e inclusivos.

Professores da linha de pesquisa 2:

Francisco Madeiro

Karl-Heinz Efken