Católica recebe homenagem da AIP
|A Universidade Católica de Pernambuco foi homenageada, na tarde desta sexta-feira (24), pela Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP),durante a solenidade de encerramento do 16º Encontro Nacional das Associações de Imprensa, realizado no Espaço Caixa Cultural, no Recife Antigo, simultaneamente ao 2º Encontro Anual da Imprensa em Pernambuco. O Reitor, Padre Pedro Rubens, recebeu em nome da Unicap, o Mérito Aurora Pernambucana de Imprensa – 2012 pela contribuição da Universidade à imprensa em Pernambuco.
A solenidade foi comandada pelos presidentes da AIP e Fenai, jornalistas Múcio Aguiar e Oliveira Júnior, respectivamente. Além da Católica, foram homenageadss as seguintes personalidades e instituições: André Correa (Presidente da Empetur); Adalto Santos (Deputado Estadual); Carlos Santana (Deputado Estadual); Tony Gel (Deputado Estadual); Teresa Leitão (Deputada Estadual); Ricardo Costa (Deputado Estadual); Renato Cunha (Presidente do Sindaçucar); Ivanildo Sampaio (Jornal do Commercio); Vera Ogando (Diario de Pernambuco); Henrique Barbosa (Folha de Pernambuco); Carlos Garcia (ex-presidente da AIP); Revista Algo Mais; Chesf; Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco; e a Universidade Católica de Pernambuco.
Sob comando da Federação Nacional de Imprensa (Fenai) e da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), os eventos reuniram durante três dias os profissionais de comunicação e estudantes para debater temas como Jornalismo Investigativo, Cinema Jornalismo, Imprensa Pernambucana, Liberdade de Expressão, e o Papel da Mídia na Defesa do Direito Animal.
Atuaram como palestrantes o jornalista Domingo Meirelles (Rede Globo), Prof. Dr. Alexandre Figueirôa (Universidade Católica de Pernambuco), Prof. Jorge José (Radialista autor da trilogia sobre a Imprensa); Prof. Dr. Sérgio Redó (presidente Associação Paulista de Imprensa), Deputado Ricardo Izar (Deputado Federal por São Paulo). As mesas de debate foram coordenadas pelos ex-presidentes da AIP, jornalistas Arthur Carvalho, Calazans Neto e Flávio Chaves.
Na manhã desta sexta-feira (24), o jornalista Domingo Meirelles autografou seus livros: As Noites das Grandes Fogueiras. Uma História da Coluna Prestes (Prêmio Jabuti/Melhor Reportagem de 1996) e 1930. Os Órfãos da Revolução. Ganhou o Jabuti de 2006, na categoria Ciências Humanas.