Católica recebe diretor de cinema espanhol nesta quinta-feira

por Elano Lorenzato.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Cervantes

Nesta semana, o Instituto Cervantes receberá o famoso diretor de cinema espanhol, Juan Vicente Córdoba. Aproveitando sua presença na cidade, que é um importante polo do cinema brasileiro, a instituição realizará, pela segunda vez, o “Encontros com diretores de cinema espanhol”, protagonizado na primeira edição pelo diretor Antonio Cuadri.

As atividades com o cineasta começarão no dia 27 de maio, às 19h, na sala 510 da Unicap, onde será projetado seu curta “Entrevias” (1995) e depois ele fará um debate com os estudantes da universidade e interessados. Na sexta 28, das 9h às 12h, haverá o “Encontro de realizadores” no Auditório Capiba da Faculdade Mauricio de Nassau. A exibição será do filme “A golpes” (A base de pancadas) (2005), seguida de uma conversa do diretor com os alunos.

À tarde, Córdoba estará no Instituto Cervantes, participando do Clube de Leitura da Biblioteca, às 17h. Ele abordará a influência e o processo de criação do filme “Aunque tú no lo sepas”, baseado no conto “El vocabulário de los balcones”, da escritora Almudena Grandes.

A partir das 18h, no próprio Instituto, haverá o “Panorama atual do cinema espanhol e pernambucano: contrastes e diálogos”. A atividade começará com a exibição do curta-metragem de Kátia Mesel, “Recife de dentro pra fora” (1997), e seguirá com a de “Aunque tú no lo sepas” (Ainda que não saibas) (2000), de autoria de Juan Vicente. O evento finaliza com uma mesa redonda liderada por Córdoba, na qual estarão personagens importantes do cinema pernambucano como a própria Kátia Mesel; Paulo Cunha, coordenador da graduação de cinema da UFPE e o crítico cinematográfico e professor da Unicap, Alexandre Figueirôa.

Confiram a programação no site do Instituto Cervantes.