Católica In oferece oficina de Fotografia

Por – Diogo Cajueiro

Com o auditório mais uma vez lotado de estudantes das três séries do ensino médio teve início o segundo dia da oitava edição do Católica In, projeto voltado para tirar as dúvidas dos futuros universitários a respeito das profissões e do mercado de trabalho.
No laboratório de Fotografia, localizado na sala 002 do bloco G,  estudantes de várias partes da Região Metropolitana do Recife marcaram presença. A Escola Eurídice Cadaval, da cidade de Itapissuma, foi representada por diversos alunos. Ranyelle Lima cursa o 3º ano e ainda não sabe se vai estudar Direito, oferecido aqui na Unicap, ou Técnico de Edificações.
“Não sei direito o que eles fazem mas com o tempo eu vou aprendendo”, confessa Ranyelle, que veio para o Católica In com as amigas Giselle Maria, Ellen Souza e Milena Alencar, todas cursando o 3º ano, da Escola Eurídice Cadaval.
Cursando o 1º ano da Escola Filipe Camarão, em Jaboatão dos Guararapes, a estudante Julia Martins está dividida entre diversos cursos mas está calma porque tem mais de dois anos para decidir. “Estou dividida entre Gastronomia, que não tem aqui, e Arquitetura e estou fazendo esse tour para ver se o curso de Fotografia me agrada”.
Na programação do Católica In, além de conhecerem as dependências da Unicap, os estudantes participam de oficinas. A de fotografia, por exemplo, foi ministrada pela professora Renata Victor e, bastante lúdica, ofereceu aos participantes a oportunidade de tirar uma fotografia usando uma lata de leite, a famosa técnica pinhole. Ao explicar o processo químico que faz com que uma lata seja capaz de reproduzir uma imagem, Renata resumiu a ação “Foto é luz”.
Renata Victor é professora da disciplina de Fotografia da Unicap há 23 anos. Aos 13 descobriu a arte de fotografar e até hoje continua na ativa. “Por isso me vejo nessa juventude, descobrindo a fotografia” resume ela, que também reconhece a importância das oficinas realizadas pelo projeto. “Já tivemos alguns alunos que ingressaram no curso de Fotografia por conta das visitas do Católica In. E isso acontece com certa frequência em diversas áreas, não apenas em Fotografia.”

O Católica In continua durante o resto da semana.