Católica promove cerimônia de formatura das turmas de Especialização em Educação

A Universidade Católica de Pernambuco realizou, na noite de quinta-feira (13), no auditório G2, cerimônia de formatura da primeira turma do Programa de Formação Continuada de Docentes da Rede Municipal de Ensino do Recife, promovido pela Unicap em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife e, através do qual foram oferecidos cursos de especialização nas áreas de Gestão Educacional; Coordenação Pedagógica; Arte Educação; Arte Inclusiva e Educação Infantil. A mesa foi composta pela representante das Coordenações dos Cursos e Corpo Docente da Unicap, Conceição Bizerra; secretária de Educação, Esportes e Lazer do Recife, Ivone Caetano, que representou o prefeito João da Costa; a professora Fabiana Silva Barboza, representando os formandos; e a Pró-Reitora Acadêmica, Profª. Drª Aline Grego, que substituiu o Reitor, Padre Pedro Rubens, que encontrava-se em viagem ao exterior cumprindo agenda de compromissos como presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc).

Ao todo participaram do programa 350 docentes da rede municipal de ensino, distribuídos em 10 turmas. O início da cerimônia foi marcado pela execução do hino nacional. Logo em seguida, um vídeo institucional da Unicap foi exibido, mostrando a preparação da instituição para esse novo momento econômico pelo qual Pernambuco está passando. Além disso, foi apresentada a história e o desenvolvimento da Universidade ao longo de seus 61 anos de existência.

A professora Conceição Bizerra foi a primeira a falar. Ela parabenizou todos os concluintes. “É com muita satisfação que me faço presente neste evento. Tenho certeza que todos  serão ótimos profissionais”, ressaltou. Em seguida, desejou um feliz Natal a todos e enfatizou: “Hoje, 13 de dezembro, estamos no Recife, uma cidade que, como diz Lenine, ‘só quer crescer e ser feliz’. Estamos formando novos educadores e é, com a valorização da educação e dos novos gestores, que poderemos contribuir para mudar o país”.

A concluinte Luciene Moreira, formanda em Gestão Educacional, ressaltou o enriquecimento profissional ao longo do curso. “Foi uma experiência excelente, deu para abrir novos horizontes. Apesar de ser cansativo, todos os momentos valeram a pena. Tive a sorte de vivenciar a prática antes de finalizar minha pós, pois fui professora e coordenadora da Escola Estadual Alto do Pascoal, localizada em Água Fria. Lá pude colocar minha forma compartilhada e democrática de gerir o ensino”, destacou.

Depois, a professora Fabiana Barboza, representando os novos gestores, celebrou o momento tão especial fazendo uma menção a alguns de seus alunos. “Agradeço aos Fábios pelos seus conhecimentos técnicos, às Julianas pelas suas paciências que só os monges possuem, às Marias pelas suas sinceridades e aos Eduardos por nunca desistirem de aprender, mesmo encontrando tantas dificuldades na infância”, afirmou.

A Pró-Reitora Acadêmica da Católica, Aline Grego, destacou a história e o empenho da Universidade em formar “cidadãos para o mercado de trabalho”, e sinalizou para as mudanças na maneira de gerir e melhorar a qualidade do ensino. “Fui professora da rede pública de ensino. Em meados da década de 1990, eu lecionava em uma escola no bairro do Coque. Me afastei depois que tive um pedido de Doutorado negado pela Prefeitura do Recife, sob alegação de ser uma professora de alfabetização e não necessitar de uma especialização”, disse. Posteriormente, voltando-se para a secretária de Educação, Esportes e Lazer, Ivone Caetano, concluiufrisou: “Fico feliz que esse pensamento esteja mudando”.

No final, Ivone Caetano reforçou a necessidade de maiores avanços na área educacional. “Costumo dizer que o professor da rede pública é o melhor profissional do mercado, porque é o único capaz de lecionar para pessoas que muitas vezes estão inseridas em um meio social de alto risco, que não possuem livros, nem exemplos para seguir, onde muitas vezes frequentam o ambiente escolar apenas para se alimentar”, afirmou.

O convênio – A Prefeitura do Recife assinou convênio com a Unicap no ano passado para a disponibilização de 350 vagas em especialização, direcionadas a professores da Rede Municipal de Ensino. A medida está em consonância com a Política de Valorização e Formação dos Professores da Rede Municipal, uma das metas da gestão da prefeitura para a melhoria da qualidade da educação.

As aulas foram ministradas na Universidade Católica e no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Os professores selecionados atenderam a alguns requisitos, como não ter curso de pós-graduação anterior e concordar em permanecer na Rede Municipal de Ensino após a conclusão do curso por, no mínimo, o mesmo período de duração da especialização, entre outros requisitos.

A PCR estima que, com a viabilização de mais esta formação, o quantitativo dos professores pós-graduados na rede municipal aumente de 61% para 67%.