Católica participa de audiência pública sobre combate às drogas

A Universidade Católica de Pernambuco foi uma das instituições convidadas pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para uma audiência pública que debateu o combate às drogas no estado. A iniciativa do encontro, ocorrido hoje (17) pela manhã, foi do deputado estadual Cleiton Collins. A coordenadora da Clínica de Psicologia da Unicap, professora Irineia Catarino, representou a Universidade. Entre os debatedores estavam representantes do Ministério Público estadual; do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Cepad); o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Roldão Joaquim; delegados da Polícia Federal; educadores de escolas públicas; e mães de usuários de entorpecentes.

A professora Irineia Catarino estava na plateia quando foi surpreendida e convidada a fazer parte da mesa. Ela falou sobre o papel da Universidade no combate ao problema. “A Unicap tem uma missão acadêmica e humanizadora. Podemos somar esforços, estratégias e contribuir com informações científicas para enfrentar o problema. O foco deve ser a criança e o adolescente. Devemos evitar fatores de risco e estimular a proteção em relação ao uso de drogas”, afirmou. A audiência marcou o Dia Mundial de Combate às Drogas na Alepe, que é celebrado em 26 de junho, mas foi antecipado em função dos festejos juninos.

São João –  A tarde desta quinta-feira (17) foi de muito arrasta-pé e comidas típicas juninas na Clínica de Psicologia da Católica. A festa fez parte da confraternização do Projeto Fazer Viver, coordenado pela professora do curso de Psicologia Mariel Rocha. O encontro, realizado no 7º andar do bloco B, reuniu cerca de 15 jovens entre 8 e 12 anos com necessidades especiais atendidos pelo projeto.