Católica participa da 8ª Semana Nacional de Museus

A Católica está participando da 8ª Semana Nacional de Museus. Este ano, o evento conta com exposições, aulas e oficinas com jogos interativos. Segunda-feira (17), estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de assistir a uma aula de Cerâmica, ministrada pelo aluno de História da Universidade Católica de Pernambuco Pedro Castellan.

No primeiro momento, eles tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre a história da cerâmica e seus conceitos. Chama-se cerâmica a pedra artificial obtida pela modelagem, secagem e cozimento de argilas ou misturas argilosas. Quando o homem deixou de ser nômade e fixou-se em um determinado local, tornando-se agricultor, ele necessitava não apenas de um abrigo, mas de vasilhas para armazenar a água, os alimentos colhidos e as sementes para a próxima safra, explicou Pedro sobre a importância da argila.

“Nesta exposição, o museu é tido como uma ferramenta pedagógica e é mantida uma relação entre a universidade e o ensino médio, onde se conscientiza os alunos para a importância da preservação do patrimônio arqueológico”, explicou a professora Maria do Carmo de Caldas Dias Costa, coordenadora do Laboratório e Museu de Arqueologia da Unicap.

A semana vai até a próxima sexta-feira (21) e está aberta a escolas públicas e privadas, com entrada gratuita. As aulas estão sendo realizadas na sala 106 do bloco G e as exposições temáticas no térreo do bloco A, onde estão sendo apresentados os seguintes temas: Evolução do homem; Megafauna do pleistoceno; Exposição de cerâmica e a Exposição de pintura rupestre.

Outras informações: 2119-4192.