Católica oferece curso de Jogos Digitais no Vestibular 2012

Quem se inscrever no Vestibular 2012 para o curso de Jogos Digitais estará fazendo uma ótima escolha. O mercado para os profissionais dessa área está aquecido e o curso oferecido pela Universidade Católica de Pernambuco é o único no Norte e Nordeste. O aluno formado no curso de Jogos Digitais da Católica será capaz de elaborar diagnósticos e propostas para os desafios de sua futura ação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades criativas, inovadoras e sempre atualizado com as demandas e as necessidades do mercado de trabalho e da própria sociedade em nível regional, nacional e internacional. Na Unicap, o curso de Jogos Digitais tem duração de dois anos e meio. Estão sendo oferecidas 40 vagas no turno da tarde.

Desde 2000, Pernambuco tem se destacado em âmbito nacional na área de tecnologia, visto o investimento de empresas como Microsoft, Oracle, Nokia e HP no desenvolvimento de projetos (games e web móvel) realizados pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Os jogos nacionais estão conquistando o mercado e, segundo estimativas, a produção brasileira cresceu 5% faturando em torno de R$ 300 milhões em 2005.

As desenvolvedoras brasileiras faturam aproximadamente R$ 18 milhões e se incluir outros tópicos como distribuição, embalagem, marketing e publicidade, a estimativa gira em torno de R$ 100 milhões. “Faltam profissionais capacitados para trabalhar com games em Pernambuco” (JC, 13 de agosto 2008).

Graças às incubadoras de empresas ligadas às universidades federais em Pernambuco e Paraíba, tem crescido a demanda por desenvolvedores de games no Nordeste. As empresas pernambucanas têm se destacado em eficiência. Segundo estudo da Abragames, apesar de só abrigar apenas 9% das empresas do setor em 2005, Pernambuco conquistou 16% do faturamento da indústria naquele ano, exportando games para países da Europa e Ásia.

Para termos ideia de como esse aplicativo tem sido utilizado, incisivamente, como ferramenta de apoio em campanhas publicitárias e de comunicação de produtos ou marcas, temos exemplos como o jogo intitulado Cartas Escondidas que promoveu o segundo filme da série Batman (2008) e dos novos modelos de celulares N95 e o modelo 6120, uma parceria entre a Warner (produtora de filmes), Nokia (empresa de telefonia) e a Operadora Claro. Outra ação foi o game, T-Race, usado em uma das provas da oitava edição do Big Brother Brasil (2009) para o lançamento do novo Punto da montadora Fiat.

As inscrições para o Vestibular 2012 começam no dia 24 de outubro e devem ser feitas pelo www.unicap.br. A taxa de inscrição custa R$ 80. Alunos de escolas públicas têm direito a 50% de desconto na taxa de inscrição. Os candidatos podem realizar a prova, que acontece no dia 10 de dezembro, ou usar a nota do Enem dos anos de  2009 ou 2010, desde que tenham feito a redação. Mais informações pelo fone 2119.4143 ou pelo email coave@unicap.br