Ex-aluno de Arquitetura que trabalha na França visita a Unicap

A manhã tranquila e ensolarada desta terça-feira (9) no campus da Católica teve um colorido especial para Ednailton Félix. O ex-aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo fez questão de visitar a Unicap durante as férias. Ele foi recebido pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, que fez um tour pela Universidade.

Ed (como ele prefere ser chamado) tem uma história de superação que foi contada aqui no Boletim Unicap em fevereiro de 2016. De origem humilde, ele estudou na rede pública e com o apoio da Unicap e do Programa Ciências Sem Fronteiras fez um master na França e hoje atua como arquiteto na cidade de Lille. Ele foi o primeiro brasileiro a obter este diploma na École Nationale Supérieure d’Architecture et de paysage de Lille (Ensap Lille)

Ed, Teresa e Pe. Pedro

tour passou ainda pelo pórtico da Universidade na Rua do Príncipe, Capela, auditório Dom Helder Camara, Central de Informações e o bloco D, onde Ed frequentou os laboratórios e salas de aula de Arquitetura e Urbanismo. “Esse é o bloco do meu coração”. Padre Pedro explicou os detalhes da reforma de cada uma das edificações, desde a escolha do revestimento externo até os novos compartimentos dos aparelhos de ar-condicionado do bloco B.

A visita começou na sala da diretora da Diretoria de Gestão Escolar (DGE), Teresa Peretti. Em seguida, Padre Pedro o conduziu à loja da Fasa, onde Ed foi presenteado com uma camisa do curso de Arquitetura, uma squeeze e um exemplar do livro Lugar onde os Pássaros Cantam e as Pessoas Contam Histórias de autoria do próprio Reitor, além de uma blusa da Universidade para a sua mãe.

“O visual está mais homogêneo e integrado”, elogiou Ed. Atualmente ele trabalha no escritório (na França eles chamam de agência) Boyeldieu Dehaene Architectes. “Eu cuido da parte dos concursos de arquitetura. Nossa agência elabora projetos que disputam concorrência por obras públicas”, disse Ed ao explicar que além das especificações das plantas também cuida dos detalhes burocráticos.

No meio do caminho, ele se deparou com Dona Luzinete, funcionária da Unicap que trabalha na secretaria do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) ao qual o curso de Arquitetura está vinculado. “Que maravilha você por aqui! Estou muito feliz em revê-lo, Ed!”. Os dois estavam visivelmente emocionados.

“Quando ainda estamos estudando, não nos damos conta do quanto a gente é protegido aqui na Católica. Boa parte da nossa vida se passa aqui. É a minha base. Meus primeiros degraus estão aqui e por isso eu acho tão importante voltar”, disse Ed.