Católica lança livro que registra experiências vivenciadas no Pibid

A Universidade Católica de Pernambuco, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) lançaram, no dia 7 de agosto de 2018, o livro “Pibid Unicap: vivenciando experiências, tecendo comentários”, organizado pelo professor do curso de Licenciatura em Letras da Católica, Robson Teles Gomes.

O lançamento aconteceu durante o acolhimento aos alunos novatos e veteranos do curso de Licenciatura em Letras, neste segundo semestre. No evento, realizado no Auditório Dom Helder Camara, no térreo do bloco A da Católica, houve uma palestra com a chefe de gabinete do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), professora Rosana Teles, que falou sobre Literatura; apresentação do re-lançamento do Pibid, sobre o primeiro ciclo do programa, encerrado em 2012, e um Coffee Break, com apresentação voz e violão do aluno do segundo período do curso, Thiago Gomes.

Segundo o organizador da obra, professor Robson Teles, o Livro do Pibid é um coroamento do trabalho de todos os coordenadores de área. Nele, estão presentes textos das áreas de Matemática, Biologia, Pedagogia, Química, História e de Letras. Todos os artigos que foram feitos a partir de experiências desenvolvidas com projetos com os alunos, que estavam nas escolas públicas assumindo exatamente a sala de aula.

“O livro é uma reunião de artigos e é também o registro dessa parceria, desse diálogo entre a Universidade e a Escola Pública, em especial a formação básica. Afinal de contas a gente não pode perder nunca a dimensão dessa necessidade de diálogo entre a Universidade e a escola básica”, explica professor Robson Teles.

Continuando, o organizador fala que “o livro traz experiências de sala de aula, para quem está nos cursos de licenciatura, para quem gostaria de ver experiências vivenciadas por professores e por pesquisadores. Eu acho que é uma fonte de inspiração. São sugestões de trabalhos em sala de aula com redação, no caso Letras; com Química, com Física, de uma maneira geral. É sem dúvida nenhuma uma grande contribuição para quem está se formando agora como licenciando”, ressalta professor Robson Teles.

“A capa do livro foi escolhida a partir do título que fala de tecendo e eu pensei nas Parcas que são as mulheres que tecem o destino do ser humano. A tecitura desse destino é a tecitura do conhecimento. Na verdade a brincadeira metafórica é a de que essas Parcas tecendo o universo como a Mitologia diz. O professor, em sala de aula, está tecendo os conhecimentos, juntando as áreas diferentes, para que a gente tenha como produto final um ser social humanizado e em condições de enfrentar o mundo”, explicou professor Robson Teles.

O Diretor do Cento de Ciências Biológicas e Saúde, CCBS, professor Luiz Vital da Cunha, autor do capítulo da área de Biologia, falou sobre a experiência relatada no capítulo. “A turma do Pibid de Licenciatura em Ciências Biológicas esteve comigo por quatro anos e durante esse período formamos muitos estudantes. Desses estudantes formados, eles passaram pela experiência desse Pibid, a qual eles atuaram na escola desenvolvendo muitos projetos com temas sobre sexualidade, gravidez na adolescência, experimentos em Biologia e revitalização de laboratórios, com aulas práticas nas escolas, por exemplo. Isso foi muito enriquecedor, porque o aluno do Pibid atuou como um assistente do professor da disciplina de Biologia, ganhando experiência. Quando o aluno entra no mercado de trabalho, ele já sabe como fazer na escola, por conta dos seus dois anos do Pibid, trabalhando na escola. Então, é uma experiência muito bacana e inovadora, que traz muita satisfação, não só para a comunidade escolar, quanto para os alunos pibidianos” relatou professor Luiz Vital.