Católica lança Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin

A Católica lançou, na tarde desta terça-feira (30), o Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin. O evento, realizado no Auditório Dom Helder Camara, teve a coordenação da Profª. Dra. Alzirinha Rocha de Souza e foi prestigiado pelo Reitor, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, além de docentes, discentes, funcionários da Unicap e alguns participantes externos, como professores da PUC.

Profª. Dra. Alzirinha Rocha de Souza

“Há duas maneiras de fazer a história. A primeira delas é deixando-a morrer pelo esquecimento. A segunda é fazendo memória, atualizando-a para o tempo presente com seus acontecimentos e pensadores”. Com esta declaração marcante, a Profª. Dra. Alzirinha Rocha abriu o evento, agradecendo aos presentes pela concretização do Centro de Pesquisa e Documentação na Universidade.

Em 2009, José Comblin deu o seu primeiro passo para compartilhar o acervo de sua biblioteca pessoal com a Universidade Católica de Pernambuco. O acervo, que inclui obras de outros pensadores e publicações pessoais, indica o desejo de continuidade e a valorização da pesquisa. “Damos um passo a mais nesse processo e vislumbramos complementar o acervo para possibilitar cada vez mais a análise, o estudo e o aprofundamento do pensamento de Comblin”, frisou a Profª. Dra. Alzirinha Rocha.

Carta do Pe. Marcelo Pinto Carvalheira para o Pe. José Comblin. Olinda, 19 de maio de 1964.

O Centro tem o objetivo de levar os pesquisadores à profundidade das obras e pensamentos de Comblin de forma crítica. A partir desta perspectiva, o Centro Comblin se torna um espaço para quem deseja fazer memória e aprofundar-se de maneira teológica, tão atual e pertinente ao contexto latino-americano. A realização dessa memória se dará mediante as cartas pessoais a familiares e amigos, cartas institucionais, em formas manuscritas ou datilografadas, fotografias e cartões postais, além de uma vasta e rica biblioteca. É um acontecimento que coloca nas mãos de estudiosos um acervo valioso para troca de experiências.

Os pensamentos e a vida de Comblin encantam muita gente, principalmente teólogos, historiadores e bibliotecários. “Ele vivia o que falava, na maior discrição, na maior simplicidade, por isso que ele tinha tanta autoridade. E estava sempre ao lado dos mais fracos, dos mais excluídos, em qualquer situação”, ressaltou a  Sra. Mônica Maria Muggler, que foi durante 25 anos colaboradora pessoal de Comblin. Na perspectiva acadêmica/teológica, é destacada sua contribuição e participação ativa na Teologia da Libertação.

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

A Universidade Católica de Pernambuco segue esse propósito da reflexão de Comblin sobre a perspectiva missionária, propõe a análise de novas possibilidades de efetivação da missão evangelizadora e das questões que decorrem desse processo como linguagem, diálogos interculturais, diálogos interreligiosos e ecumênicos, entre outros aspectos relacionados ao anúncio do Evangelho. “Eu agradeço, portanto, de todo coração, primeiro ao Comblin e à biblioteca. Um livro não tem só palavras escritas, ele conta a história e a comunicação desse autor com um universo de autores. Sem esquecer que a própria Bíblia é uma biblioteca. Agradeço porque ele gastou a vida dele no Brasil e gastou com inteligência. A presença desse acervo dentro da nossa biblioteca, é um estímulo, mas é também um desafio a novas gerações de fazerem um trajeto em nome da grande produção, um projeto fundamental na discussão aberta”, enfatizou Padre Pedro Rubens.

Ao final do evento, o bibliotecário Me. Pedro Manoel da Silva apresentou ao público como encontrar os arquivos e livros de Comblin na Biblioteca Central da Unicap através do site http://www.unicap.br/pergamum3/Pergamum/biblioteca/.

Para mais informações sobre o Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin acesse http://www.unicap.br/comblin/.