Católica sedia encontro de educação superior jesuíta

Padre Palacio vai falar sobre a nova Província Jesuíta Única do Brasil. Fotos:Daniel França

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar nesta quinta (13) e sexta (14) um encontro com reitores e representantes de instituições de ensino superior jesuíta de todo o país.  O evento vai discutir sugestões e propostas para a nova Província Única do Brasil, que deverá ser estabelecida em 2015. A mudança está sendo considerada histórica, já que não se trata apenas de unificar as províncias  existentes, mas da construção de uma nova realidade política, jurídica e administrativa da Missão. O encontro foi convocado pelo provincial do Brasil e vice-presidente da Confederação das Províncias da América Latina, Padre Alfonso Carlos  Palacio Larrauri, que recebeu a reportagem do Boletim Unicap na residência dos jesuítas no Recife.

Boletim Unicap – Quais os pontos principais da pauta desse encontro?

Padre Alfonso Palacio – É preciso se conscientizar do momento que estamos vivendo no Brasil. Tirar as conclusões que essa mudança vai causar não só no ensino superior, mas nas demais presenças apostólicas da Companhia. O segundo objetivo é pensar junto e aprofundar o sentido da missão apostólica no âmbito universitário; o terceiro é, a partir daí, pensar, levantar pistas da linha do que poderá ser a contribuição da área de ensino superior na nova província. Essas reuniões estão programadas não só para área de ensino superior, mas em todas as áreas apostólicas da Companhia no Brasil. Elas têm sido realizadas ao longo desse ano em diversos lugares do país . O sentido dessas reuniões está no processo vivido pela Companhia de construção de uma Província Única do Brasil. Vamos aproveitar essa oportunidade histórica para dar uma conotação de revitalização do corpo apostólico, dar discernimento das prioridades  e do modo de realizar a Missão em todo o Brasil.

B.U – Qual o peso das obras de educação de ensino superior nesse processo?

P. A. P – Evidentemente, as obras de educação superior, embora numericamente não sejam muitas, têm sua grande importância.  Não é o peso quantitativo que deve estar em questão, mas o significado da presença apostólica nas universidades. O sentido dessas reuniões, neste momento, é para que cada uma, dentro de sua especificidade, possa compreender a proposta e as implicações que isso traz no modo de conceber a Missão.

B.U – Em que fase se encontra a construção dessa nova proposta de província única?

P.A.P –  Estamos numa fase avançada dessa construção. O processo começou há dois anos e já estamos no momento de transição para a implantação da nova província, prevista para concretizá-la em 2015. Isso significa que estão sendo tomadas medidas, na área de educação básica, por exemplo,  para adequar progressivamente essa área de forma homogênea. E a partir da nova província, possamos adotar políticas comuns a essa área. Algo análogo pode ser dito também na educação superior, na área social, paróquias, espiritualidade e assim por diante…

B.U – Quer dizer que a construção dessa nova província vai além do setor de educação?

P.A.P – Em toda e qualquer presença de cunho apostólico que a Companhia esteja realizando no Brasil, justamente porque não se trata apenas de uma reengenharia, mas de uma questão existencial e vital. O objetivo da reorganização jurídico-administrativa é alcançar uma renovação da vitalidade espiritual do corpo apostólico da Companhia e, ao mesmo tempo, organizar a missão de forma diferente. Com esse objetivo, todas as obras apostólicas, qualquer que seja a área, estão convidadas a fazer essa mudança de paradigma.

B.U – A Unicap é a primeira e única universidade jesuíta no Norte e Nordeste do Brasil. O que se espera da Unicap nesse processo de construção da nova província?

P.A.P – Esta reunião aqui no Recife tem um caráter pragmático. É o reconhecimento, de alguma forma, do grande papel que a Unicap, através do Reitor Padre Pedro Rubens, está realizando. É o reconhecimento também pelo fato de ele ter sido eleito presidente da Fiuc (Federação Internacional de Universidades Católicas).  Precisamos valorizar isso.