Católica foi sede do I Encontro de Acessibilidade para surdos na área de saúde, esporte, educação e trabalho
|A Universidade Católica de Pernambuco teve a honra de sediar, nesta quinta-feira (26), o I Encontro de Acessibilidade para surdos na área de saúde, esporte, educação e trabalho. O evento foi realizado no auditório G2, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, que faz parte do Setembro Azul, uma mobilização nacional que critica a atual política de educação especial e tem como prioridade o modelo de inclusão. Entre os componentes da mesa, estavam presentes a superintendente de apoio à pessoa com deficiência do estado de Pernambuco, Rosy Maria; o coordenador do Setembro Azul Pernambuco, Amauri Floriano, e o assessor da Seade e idealizador do evento, Thiago Duran.
Na abertura, o jovem Gabriel Oliveira interpretou o Hino de Pernambuco em libras, emocionando a todos. Depois disso, foi apresentado um vídeo com a poesia “Mãos do Mar”, interpretada pelo autor e ator surdo, Alan Godinho. O coordenador do Setembro Azul agradeceu a presença de todos, e expressou sua alegria de estar participando do encontro: “A comunidade surda de Pernambuco precisa ter conhecimento dos motivos pelos quais deve lutar. É com esse objetivo que reunimos quinhentos surdos de todo o estado, para apresentar propostas pelo direito da escola bilíngue, acessibilidade, trabalho, saúde e esporte”.
A superintendente estadual de apoio à pessoa com deficiência do estado de Pernambuco, Rosy Maria, propôs aos presentes uma reflexão acerca da condição do surdo no país e no estado de Pernambuco, convidando os presentes a fazerem parte da luta: “Vamos dar as mãos, se abraçar, ser o agente da inclusão. É pela educação que conseguimos construir projetos de vida com paz, respeito e amor. Estamos vivendo um tempo novo em Pernambuco, o momento é de mudança daqui pra melhor”, concluiu emocionada.