Católica firmará parceria com Universidade Paris 7

A produção científica da Católica deu um importante passo em busca de reconhecimento internacional. A Unicap irá firmar um convênio com a Universidade Diderot – Paris 7. A nova parceria prevê intercâmbio de professores, mestrandos e doutorandos, além de seminários, pesquisas  e cursos em conjunto  na área do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica.

A Católica passa a ser a terceira universidade brasileira a firmar convênio com a instituição francesa. Além da Unicap, desenvolvem parceria semelhante a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP). Portanto, a Unicap é a única do Norte e Nordeste do Brasil a ter vínculos com a instituição da terra de Sarkozy.

Tudo começou em 2009, quando a professora Nanette Frej fez o Pós-doutorado na Universidade Diderot. “Durante os estudos, conheci o vice-presidente da instituição, Christian Hoffmann, e o convidei para seminários aqui na Unicap. Ele veio em 2010 e 2011 participar de atividades do Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, que dá suporte ao nosso programa”, explicou.

“A documentação já foi assinada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e seguiu para a França. Estamos aguardando somente a assinatura deles”, completou a coordenadora geral de Pesquisa da Católica, professora Edilene Queiroz. A parceria ainda nem foi oficializada mas já está gerando resultados concretos. No último mês de janeiro, professoras, mestrandas e doutorandas da Unicap apresentaram trabalhos no Colóquio sobre Subjetividades e Práticas Corporais no Mundo Contemporâneo, realizado na França e que reuniu cientistas das Universidade de Athenas, Jerusalém, USP, UFRJ. As pesquisas serão publicadas numa coletânea e no site da Diderot.

Paula Barros faz doutorado na Unicap e foi uma das pesquisadores que apresentou trabalhos lá. “É uma riqueza muito grande. Nossa bibliografia está toda ali. Nossos autores de referência são professores lá. Isso mostra a consistência de como o Programa de Pós-graduação de Psicologia Clínica da Católica está sendo construído”, diz ela, que sonha em fazer parte do doutorado em Paris. “A Paris 7 está entre as dez melhores da França. Isso significa que o governo francês vai injetar recursos e gerar a possibilidade de bolsas. A prioridade do governo francês é investir no Brasil”, analisa Edilene.

Angers –  A Diderot Paris 7 não é a única universidade francesa a qual a Católica mantem vínculos. A Unicap também desenvolve parceria com a Université Catholique D´Ouest – Angers. A professora Edilene conta que o conteúdo da apresentação de Paris se transformou num curso ministrado pelos pesquisadores da Unicap a mestrandos franceses. “Já tivemos duas reuniões de trabalho sobre intercâmbio e há interesse deles em publicar nosso material em revistas científicas internacionais. Estamos elaborando com eles uma videoconferência sobre perversão para os próximos dias”.

Confira a relação das pesquisadoras da Católica que apresentaram trabalhos em Paris: Edilene Queiroz; Elisabete Regina Siqueira; Iaraci Advíncula; Fátima Vilar; Nanette Frej;Paula Barros; Sheila Speck;  e Veridiana Alves.