Unicap recebe visita do Provincial dos Jesuítas do Brasil

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, no dia 25 de abril, a visita do Provincial dos Jesuítas do Brasil, Padre Carlos Palacio. O encontro, que foi realizado no Espaço Executivo da Unicap, teve o intuito de promover a reflexão sobre a missão dos jesuítas brasileiros. Além da comunidade acadêmica da Católica, vários religiosos e colaboradores leigos de João Pessoa e de Natal também participaram do evento.

Os jesuítas tiveram a oportunidade de debater sobre temas relacionados com o processo de construção da Província do Brasil. Tudo com o objetivo de renovar a atuação dos religiosos em suas missões. A congregação está passando por um processo de revitalização do corpo apostólico, em vista de uma nova Província que vai abranger todo o território nacional. A abertura do encontro ficou por conta do Provincial do Nordeste, Padre Miguel Martins, que também conduziu uma oração para propiciar um bom direcionamento à reunião.

De acordo com o Provincial do Brasil, a participação desses religiosos nas Universidades só tem sentido se for para humanizar a vida e o saber de todos que convivem no mundo acadêmico. O desempenho administrativo deve estar sempre aliado ao serviço apostólico, ou seja, os jesuítas não devem fragmentar os setores da educação, espiritualidade, social e pastoral. Tudo deve culminar para o resultado final: Vida e missão em prol da realização humana.

A superação do individualismo pessoal e institucional foi outro aspecto discutido pelos participantes. Depois, os jesuítas foram convidados a dedicar 15 minutos à reflexão interior sobre quatro pontos específicos: 1. O que sinto e experimento diante dessa proposta?; 2. Pontos que ficaram claros; 3. Dúvidas e questionamentos; 4. Implicação deste tema para a missão na Universidade.

Coube ao Padre Carlos Palacio mostrar o itinerário da construção da Província do Brasil de 2010 até os dias de hoje. Motivados com a perspectiva da construção da nova Província brasileira, os convidados ainda tiveram a chance de interagir com os visitantes, através de perguntas e questionamentos. Depois de passar pela Católica, a equipe continua visitando as diversas obras jesuítas do país.