Instituto Humanitas oferece cursos de Empreendorismo e Desenho Digital para migrantes e refugiados

Com o objetivo de ajudar na criação de oportunidades e geração de renda para migrantes e refugiados, o Instituto Humanitas, em parceria com o Centro de Ciências Sociais, iniciou o curso Empreendedorismo e criação de produtos físicos e digitais.

Esse curso, coordenado e facilitado por José Ignácio Sanchez, ajudará os participantes a conhecerem ferramentas de desenho digital para que esses possam produzir produtos e projetos de objetos que podem ser obtidos por meio de impressoras 3D ou máquinas de corte a laser. José Ignácio é venezuelano, atualmente está fazendo mestrado em Design pela UFPE e pela segunda vez oferece de forma voluntária um curso na área de design para seus compatriotas. “O projeto começou com pé direito. Os participantes usaram as ferramentas básicas do programa de design, criaram a parte lateral de um carro de arepa e a publicidade para comercializar essa comida venezuelana. Alguns já estão pensando em em ter um carro de arepa, o que mostra o caráter empreendedor dos venezuelanos”, conta José Ignácio, muito empolgado com o projeto.

Os encontros ocorrem todas as sextas-feiras, no período da noite, no laboratório de jogos digitais da Unicap e a ideia é que os projetos desenvolvidos possam ser enviados para a Venezuela para que os produtos aqui criados possam ser produzidos e comercializados lá também de modo a também ajudar os amigos e familiares que não saíram de suas terras a também terem alguma renda. “O ponto mais emocionante do dia foi o memento em que os alunos souberam que tudo o que eles estão criando poderia ser enviado para a Venezuela através da fabricação digital, de modo que os familiares saibam que não estão esquecidos, pois as pessoas que saíram da Venezuela estão lutando por uma vida melhor para o povo que continua lá”, relata José Ignácio.