Católica é palco de debate sobre o povo Xukuru

Os Xukurus: história pretérita e futura. Este foi o tema da mesa redonda que ocorreu, nesta quinta-feira (19), na Universidade Católica de Pernambuco em homenagem ao Dia do Índio. A discussão, realizada no auditório do bloco J, contou com a participação do Prof.Dr. Manoel Soares, da Unicap, da Profª Dra. Maria das Graças Graúna, da UPE, e da Profª. Dra. Vânia Fialho, da UFPE.

Para Vânia, é relevante “trazer alguns elementos que possam situar todos nós da realidade de como esses povos são tratados desde muito tempo, além de abordar a questão do território indígena dos Xukuru e as mortes nesse processo”. O povo Xukuru, atualmente, vive no município de Pesqueira, na Serra do Ororubá.

Para Maria das Graças, o Dia do Índio precisa ser mais identitário e menos folclórico. “Nós vivemos uma época com muita tecnologia e muita informação, mas tudo isso parece contraditório, já que muita gente acha que todos os índios -e seus problemas, são iguais. Então é importante se inteirar mais a respeito dos povos indígenas, seja por meio da literatura, da história ou da ciência em geral”, pontuou.

O auditório foi tomado por estudantes de diferentes cursos e universidades. Eulânia de Andrade, estudante de Ciências Sociais da UPE, acredita na importância de eventos como esse, principalmente por trabalhar a conscientização das pessoas. “É essencial dar visibilidade para o povo indígena e enaltecer a luta que eles vêm travando desde sempre. No entanto, ainda é muito pouco os direitos e conquistas que eles vêm adquirindo”, lembra Eulânia. “Além disso, é válido conhecer um pouco mais de um povo que está tão próximo da gente”, disse.