Católica declara luto oficial pelo ex-aluno Ariano Suassuna

Suasuna-corpo-texto-RP

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens declarou luto oficial, por três dias, a partir desta quinta-feira, dia 24 de julho de 2014, pelo falecimento do ilustre ex-aluno do curso de Filosofia, Ariano Vilar Suassuna. Ele convida a comunidade para orações durante os três dias na intenção do falecimento, assim como convida para a missa de trigésimo dia, em data a ser definida com os familiares.

Foto: Reprodução do site hirampereira.com

Ariano Vilar Suassuna, nascido em João Pessoa, Paraíba, no dia 16/06/1927, fez o Bacharelado em Filosofia, na Universidade Católica de Pernambuco, nos anos de 1957 a 1959, tendo colado grau em 25/02/1960. Ao ingressar na Católica, já tinha feito o curso de Direito na então Faculdade de Direito da Universidade do Recife, atual UFPE. Seu diploma foi recebido por procuração em 09/03/1966 pela sua irmã Germana Vilar Suassuna, professora da Católica.

Numa conversa com a reportagem do Boletim Unicap, Padre Pedro Rubens falou sobre Ariano Suassuna. Acompanhe:

Reitor

“Todo mundo conhece e reconhece o valor dele para a literatura brasileira e de Pernambuco. Uma figura ímpar e polêmica também. O que significa: uma pessoa autêntica e que convida a autenticidade. Ele foi um dos grandes ícones da literatura brasileira, mas com temas nordestinos com a alma do povo nordestino, que vai do imaginário do humor até o imaginário messiânico e esse imaginário da devoção popular. Fascinante tudo isso!”

“Fiquei muito feliz em saber do próprio Ariano, que ele havia sido aluno da Católica, aluno de Filosofia. Ele fez filosofia depois de ter feito Direito na Federal (UFPE). Então, foi um aluno nosso, concluiu, colou grau, em 1960. Essa passagem pela Universidade nos faz sentir orgulhosos e é por isso que nós decretamos três dias de luto. Nós pensamos combinar com a família uma missa de 30 dias.”

Também, a Universidade tem desenvolvido projetos na linha do Movimento Armorial, refletido, ou aderido a essa proposta do Movimento Armorial , a exemplo do projeto Harmonia Armorial 35 anos em Movimento, organizado pelo professor Alfredo Sotero, coordenador do curso de Relações Públicas.”

“No Auto da Compadecida, o João Grilo morreu e teve que voltar porque não completou a vida dele aqui na terra, tinha que corrigir algumas coisas. Eu estava dizendo: Ariano não vai voltar porque ele completou a obra dele. Deixou uma obra e ela se tornou imortal, no sentido da academia.”

“Para mim, vai ficar o que ele dizia: das três virtudes teologais (Fé, Caridade e Esperança), ele dizia que era fraco na fé, fraco na caridade, mas era um homem de esperança”, Finalizou o Reitor Padre Pedro.

Movimento Armorial na Católica

O projeto interdisciplinar Harmonia Armorial foi homenagem da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) da Unicap, aos 35 anos do início do Movimento Armorial, em 18 de outubro de 1970, cujo mentor, o mais pernambucano dos paraibanos, nascido em Taperoá, Ariano Suassuna. Foi uma reinvenção da Arte Armorial criada por Suassuna, para realizar uma arte erudita brasileira a partir dos elementos da rica cultura popular nordestina, portanto, globalizada.

Alfredo Sotero, organizador do projeto falou como se deu essa homenagem. Os motes foram criados/inventados com trabalhos de alunos e professores dos cursos de Direito, História, Letras e Relações Públicas da Instituição. O universo fantástico do Armorial foi homenageado com apresentações de artigos, recital, esquete e exposição com modaarmorial, postais, vida do vaqueiro, almanaque com as iniciais dos autores produzidas a partir da rústica ferramenta do ferro de ferrar bois, de brasões armoriais institucionais. Toda a produção foi editada para o universo on-line, no endereço www.unicap.br/armorial“, relata.