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Cine-Filosofia divulga programação do primeiro semestre

Por Fernanda Guerra

O curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco dará início neste semestre ao Cine-Filosofia. Coordenado pelos professores Ricardo Pinho e Martha Perrusi, o intuito do projeto é mostrar a estreita relação entre Filosofia e Cinema, estimulando a discussão dos filmes exibidos a partir de um olhar construído por conhecimentos filosóficos. A análise de produtos cinematográficos pretende ir além da restrição habitual dos campos de entretenimento e cultural.

O Cine-Filosofia vai explorar aspectos da dimensão epistêmica e cognitiva, uma vez que o cinema transforma a problemática humana em conteúdo cinematográfico. Em quatro dias, a sétima arte irá se tornar um mecanismo pedagógico, o qual vai incitar os espectadores a interpretarem e elaborarem uma argumentação para sustentar a respectiva interpretação.  Esse trabalho atingirá as diversas áreas da Filosofia, como ética, política, estética, teoria do conhecimento, antropologia, lógica, entre outras.

Segundo os organizadores do projeto, a iniciativa visa conquistar, no público, o interesse pela Filosofia e estabelecer condições para que o cinema seja visto como “forma artística promotora de uma ‘nova’ forma de construção colaborativa de conhecimento”. Há, portanto, a criação de uma tríade, formada pelo diálogo entre Filosofia e Cinema, movido por intuitos pedagógicos e educacionais. Confira, abaixo, a programação:

Dia 18-03-2010 – Quinta–Feira – 15h30. Filme: Sócrates. (Direção: Roberto Rossellini). Filme trata dos últimos episódios da vida de Sócrates (condenação e execução), retratando principalmente o Sócrates Político. Destaque para os diálogos retirados de Platão. Filme realizado num momento especialmente fértil no contexto do cinema italiano, com direção de um de seus grandes mestres (Rossellini). Filme que oferece uma interessante interface de diálogo (principalmente com a disciplina Filosofia Antiga).

Dia 18-03-2010 – Quinta–Feira – 18h30. Filme: Blade Runner: o Caçador de Andróides: (Direção: Ridley Scott – 1982). Filme de ação, que engendra uma intensa reflexão filosófica acerca da questão da identidade humana. Ficção científica que aborda possíveis desdobramentos do capitalismo hiper-tardio no que diz respeito às contradições sociais. Entre outros assuntos, retrata criticamente a relação do trabalho numa sociedade que sucumbe aos anseios tecnicistas. Filme com amplo espectro para ser explorado do ponto de vista de uma leitura filosófica por tratar de temas como tempo, memória e morte.

Dia 30-03-2010 – Terça-Feira – 15h30 e 18h30 – Filme: Waking Life (Direção: Richard Linklater). Animação que retrata um jovem imerso no universo onírico. Após não conseguir acordar de um sonho, o protagonista funde realidade com o mundo dos sonhos, passando a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário. Waking Life traz longas seqüências de diálogos versando sobre os vários estados da consciência humana.

Dia 03-05-2010 – Segunda-feira – 15h30 e 18h30 – Filme: Amor à Morte (Direção: Alain Resnais, 1984). Drama que nos mostra mais que uma simples história de amor. Filme que toca com profundidade alguns temas propriamente humanos, entre eles a religiosidade, os relacionamentos e a questão da morte.

Dia 04-06-2010 – Sexta-Feira – 15h30 e 18h30. Filme: O Cangaceiro (Direção: Lima Barreto, 1953). Consagrado filme brasileiro que deu ao cinema brasileiro projeção mundial, “O Cangaceiro” recria o Universo sertanejo com sua atmosfera árida e repleta de contradições a partir de diálogos de Rachel de Queiroz. Nesse memorável filme somos remetidos aos valores nordestinos não apenas por no que diz respeito ao cangaço, mas principalmente por retratar os valores próprios dessa região (com destaque para “olé muié rendeira” na voz da atriz Vanja Orico).

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