Boletim Unicap

Candidatos Daniel Coelho e Roberto Numeriano debatem propostas para o Recife na Católica

“Uma aula de cidadania que possa pensar a cidade”. Esta foi a definição dada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, ao segundo debate com os candidatos a prefeito do Recife realizado na Universidade. O evento, organizado pelo Instituto Humanitas Unicap, Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz do curso de Direito e pela Católica, lotou o auditório G2 na noite desta segunda-feira (10). Compareceram Daniel Coelho (PSDB) e Roberto Numeriano (PCB). O debate teve como mediadores o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, Prof. Dr. Thales Castro; e o representante do D.A, Roberto Leandro.

Foto: Daniel França

Daniel Coelho começou falando do início de sua vida pública e porque se motivou a ser candidato nessas eleições. A explanação seguiu com ênfase em meio ambiente e sustentabilidade. Conceitos que, segundo Daniel, também estão ligados à mobilidade. Dado apresentado por ele indica que a frota do Recife, de 500 mil veículos atualmente, chegará a um milhão em  2020. “Vamos precisar de um choque cultural na cidade. Medidas urgentes precisam ser tomadas e isso vai mexer com o interesse de muitos grupos. Será preciso coragem para implantá-las”. Entre as suas propostas na área, está a requalificação das calçadas e uma rede integrada de ciclovias.

Foto: Daniel França

Roberto Numeriano também falou sobre a questão da mobilidade. A sua proposta é implantar uma rede de VLT (Veículo Leve sobre Trilho) no Recife. “Somos contra ônibus. Esse tipo de veículo só será usado em alguns bairros. Precisamos sobrepor o interesse público ao privado”, disse ao criticar as empresas concessionárias de linhas de ônibus. O discurso do candidato do PCB também girou em torno do tom ideológico, voltado para os valores do socialismo. “Um país não pode ser medido pelo tamanho do seu PIB (soma de todas as riquezas), mas pelo seu nível de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”.

O formato propositivo de debate elaborado pela Unicap também contemplou sugestões da própria Universidade. A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Andréa Câmara, apresentou um projeto de requalificação para a área do Cais José Estelita. Segundo ela, o local não está integrado à cidade,  com edifícios caindo e calçadas “instransponíveis”. As propostas elaboradas por professores, alunos e ex-alunos sugerem o prolongamento da Avenida Dantas Barreto, construção de edifícios de fácil acesso a pedestres e a preservação do patrimônio histórico-arquitetônico, “inclusive os monumentos portuários”. Andrea citou como exemplo a revitalização do antigo porto de Nova York. “Lá os velhos galpões são utilizados como restaurantes e pontos comerciais”.

Confira em vídeo a avaliação do debate feita pelos candidatos

Daniel Coelho – http://youtu.be/uFaJqRliZMU

Roberto Numeriano – http://youtu.be/XSF_K6_-4mA 

Ausências – Esteves Jacinto (PRTB) e Geraldo Julio (PSB) também foram convidados para o debate, mas não estiveram presentes por conta de outros compromissos. Veja notas oficiais abaixo enviadas:

O candidato Esteves  Jacinto e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) agradecem o convite e a grande oportunidade que a Universidade Católica de Pernambuco proporcionou ao prefeiturável para participar do debate de ideias, desta segunda-feira. Infelizmente, fomos convocados para uma reunião extraordinária, na noite de hoje, com a comitiva nacional da legenda na cidade de São Paulo.  Desde já, pedimos desculpas por nossa falta e nos colocamos à disposição para qualquer outro evento da Unicap.

Um grande abraço,
Pastor Esteves Jacinto
A Frente Popular do Recife informa que, por conta de compromissos previamente marcados, não será possível para o candidato Geraldo Julio (PSB) participar do debate promovido pela Universidade Católica de Pernambuco na noite desta segunda-feira (10).

No entanto, na condição de ex-aluno da instituição e, portanto, conhecedor da importância da Unicap para a formação dos jovens recifenses, Geraldo coloca-se à disposição para futuros eventos organizados durante este período eleitoral.

Frente Popular do Recife
Coordenação de Comunicação
print
Compartilhe:

Deixe um comentário