Candidato ao Governo de Pernambuco faz palestra no III Simcbio

Por Alan Vinícius e Priscila Miranda

O jornalista Sérgio Xavier, candidato ao Governo do Estado pelo Partido Verde PV, apresentou a conferência “Econonomia ambiental e desenvolvimento sustentável” a estudantes de Biologia da Unicap e outras instituições de ensino. Ele foi um dos convidados desta quarta-feira (25) no III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas (Simcbio).

Formado em Jornalismo, com láurea, pela Católica, Sérgio Xavier voltou à Universidade para debater a questão ambiental e compartilhar um pouco da experiência que adquiriu neste campo. Ele é também empresário do ramo de comunicação digital e ecologista. Dentro do campo político, fundou o PV em Pernambuco e ocupou cargos nos Ministérios da Cultura (2006) e Meio Ambiente (1998).

O ecologista falou da importância de quebrar paradigmas, conciliando desenvolvimento social e respeito ao meio ambiente. Ele propõe por exemplo a substituição do atual sistema de transporte, com foco no carro, por  outro, que reduza deslocamentos. Um dos meios apresentados para atingir esta meta são melhorias no transporte público. Outra ideia nesta área é o fortalecimento do comércio local, o que reduz a necessidade do morador ir a outros bairros para adquirir bens e serviços básicos.

Falando para futuros biólogos, Sérgio Xavier destacou a importância desses profissionais para a sociedade. “Ciências Biológicas é um curso fundamental para garantir a sustentabilidade do planeta”, disse o convidado. O candidato ainda destacou que o biólogo tem papel estratégico, por dispor de conhecimento importante para o século 21.

O jornalista também sugeriu iniciativas para manter o desenvolvimento trazido pelo Complexo de Suape e, ao mesmo tempo, evitar degradação ambiental. Ele citou como exemplo o Parque Industrial de Kalundborg, na Dinamarca. Situado em área costeira, o sistema foi construído com base em levantamentos sobre os impactos ambientais e incorporou medidas para reduzir esses danos.

De acordo com Xavier, os estaleiros são importantes para Pernambuco, mas não devem ser construídos de forma desordenada. Ele diz que a indústria naval apresenta ciclos, e pode ser que daqui a 15 anos ela entre em desaquecimento e os estaleiros fiquem ociosos, inclusive desempregando a população local. Ao invés de muitos estaleiros e menos mangue, ele propõe integração da indústria, turismo e diversidade de espécies.

“A candidatura não é apenas para pedir votos, mas também para levar esse debate à sociedade”, disse o candidato, que tem usado também o Twitter e blogs para manter esse debate.

Mais informações em http://www.unicap.br/simcbio

One Comment