Arquidiocese de Olinda e Recife lança Pastoral Ambiental na Católica

A Pastoral Ambiental da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) foi lançada na noite do dia 17 de agosto, no Auditório Dom Helder Camara, da Universidade Católica de Pernambuco.

O evento contou com a participação do secretário executivo do Regional Nordeste do CPP, de Rubem Tavares; da Profaª Drª. Gilvaneide Oliveira, da área de Educação Socioambiental da UFRPE; da bióloga e presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco, Genilse Gonçalves, e do geógrafo, professor da Rede Estadual de Ensino e coordenador da Pastoral Ambiental da AOR, Rodrigo Correia. O evento contou ainda com a participação via mensagem em vídeo do monsenhor e assessor espiritual da Pastoral Arquidiocesana do Meio Ambiente do Rio de Janeiro e vigário Episcopal para a Caridade Social, Manoel Manangão; do Frade Franciscano da Província Santo Antônio do Brasil e coordenador do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação, César Lindemberg; e do coordenador da Pastoral do Meio Ambiente da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Ângelo Ignácio. Representando a Unicap e o Instituto Humanitas, participou o Padre Marcos Mendes, membro da Pastoral do Povo de Rua da AOR.

Segundo o coordenador da Pastoral, Rodrigo Correia de Lima, o objetivo de sua criação foi a busca por uma sociedade sempre mais igualitária e mais sustentável. “A Pastoral Ambiental está surgindo nesse contexto de crise socioambiental pelo qual estamos passando no País. O processo de criação começou em 16 de setembro de 2017. Desde lá, o grupo vem se articulando com pessoas e com comunidades e, a partir de agora, é que a Pastoral começa a dar os primeiros passos levando a discussão das questões ambientais para a população em geral.

O grupo, que está em processo de articulação, é formado por pessoas das Paróquias da Várzea, Casa Forte e Camaragibe e está fazendo o diagnóstico das comunidades para poder agir nos seus problemas socioambientais. A Vila Arraes, na Várzea, por exemplo, é uma ZEIS, Zona Especial de Interesse Social, e como uma comunidade empobrecida, tem vários problemas como esgoto a céu aberto, derramamento de óleo que escorre em direção ao Rio Capibaribe, proveniente de uma empresa que estamos investigando. Inclusive, essa via que tem uma valeta por onde o óleo escorre até o rio é chamada de Beco do Óleo. Então, essa é uma comunidade em que a gente vai ter uma ação mais efetiva”, explica Rodrigo Correia.

A atuação da Pastoral Ambiental se dá pela identificação dos problemas das comunidades, para se traçar as estratégias de ação que incluem educação ambiental, ponto forte do grupo, e articulação com instituições governamentais e não-governamentais, a fim de minimizar e resolver os problemas socioambientais da área.

Padre Marcos Mendes, do Instituto Humanitas Unicap (IHU), falou sobre o lançamento da Pastoral na Católica, com o apoio do IHU. “Recebemos com alegria o surgimento da Pastoral Ambiental porque é uma resposta da Igreja Católica de como ela pode incidir na dimensão da criação e, nesses tempos, a gente pensar como podemos preservar a criação de Deus de uma maneira responsável, consciente, onde a gente possa se integrar e saber que Deus não criou somente os seres humanos e sim toda a natureza. Nós fazemos parte dessa natureza e devemos ter uma relação de respeito com o meio ambiente. Ficamos felizes do lançamento dessa pastoral acontecer aqui conosco na Universidade Católica de Pernambuco”, concluiu Padre Marcos Mendes.