A magia do cinema na Mostra Curta Vazantes

Com informações de Leo Tabosa

III MOSTRA CURTA VAZANTES-8A Mostra Curta Vazantes transformou a comunidade de mesmo nome, no município de Aracoiaba, na capital do cinema do Ceará. Foram exibidos mais de 30 curtas-metragens nacionais e internacionais. O edital da mostra registrou 703 filmes inscritos de 25 países de todos os continentes.

III MOSTRA CURTA VAZANTES-21“Durante os seis dias do evento, a ficção em forma de boas histórias percorreu a comunidade de Vazantes convertendo as imagens em movimento em sonhos e realidades. Vazantes é uma comunidade hospitaleira que cuida dos seus visitantes, como poucas cidades”, disse o organizador e curador da Mostra, Leo Tabosa.

Entre os curtas selecionados destacamos a animação Segredos da Caatinga, do jovem realizador João Marcos, morador de Vazantes. Ele utilizou a técnica stop motion no seu trabalho, fruto do aprendizado adquirido na oficina Animando o Boneco, ministrada pelo animador carioca Quiá Rodrigues, em 2015.

III MOSTRA CURTA VAZANTES-5Este ano foram oferecidas as oficinas Produção e Realização de curta-metragem, ministrada pelo cineasta cearense Arthur Leite e o pernambucano Leo Tabosa; e Vendo fábulas – narrativas visuais para crianças, ministrada pelo fotógrafo Danilo Galvão. As oficinas resultaram em curtas-metragens que foram exibidos no encerramento da Mostra.  As oficinas receberam certificação da Coordenação de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco.

Outro destaque da Mostra foi a exibição do curta-metragem Zentai, de Leo Tabosa, que começou a ser produzido na primeira edição da Mostra com a participação dos moradores de Vazantes no elenco e na própria produção do filme.

III MOSTRA CURTA VAZANTES-7Durante o evento foi comemorado o aniversário de 11 anos de atuação do Fé e Alegria na Comunidade de Vazantes com apresentações culturais. A Mostra Curta Vazantes é uma realização da Pontilhado Cinematográfico em parceira com a Universidade Católica de Pernambuco e Fundação Fé e Alegria -Vazantes. A iniciativa tem o apoio da FASA Gráfica, Girafatur e CNA.