Canal Brasil exibe “Retratos” dos ex-alunos e jornalistas Leo Tabosa e Rafael Negrão

Retratos01O curso de jornalismo da Unicap estará em foco no novo programa “Cinema em Outras Cores”, do Canal Brasil, que será apresentando pelo deputado Jean Wyllys. O programa irá exibir e discutir no oitavo episódio o curta-metragem documental Retratos, de Leo Tabosa e Rafael Negrão. O documentário é fruto do trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Unicap, que teve como orientador o professor Alexandre Figueirôa. “Foi com muita alegria que recebemos o convite do Canal Brasil. Retratos é um trabalho que legitima a excelente qualidade acadêmica do Curso de Jornalismo da Unicap”, comenta Leo Tabosa.
O Documentário “Retratos”, dirigido por Leo Tabosa e Rafael Negrão, conta a história de 6 travestis que desempenham atividades profissionais, desvinculadas da prostituição, no Estado de Pernambuco.  O vídeo mostra como a vida de cada um deles pode ser tão comum quanto a de qualquer outra pessoa. O filme nasceu de uma pesquisa realizada pelos diretores quando cursavam Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco, quando perceberam que a mídia reforçava depreciativamente a imagem dos travestis nos meios de comunicação, onde eram sempre pautados nas páginas e programas policiais,  como pervertidos, transgressores e, até mesmo, aberrações.
Os diretores pesquisaram, na época, filmes nacionais de curta-metragem, reportagens e artigos que abordavam gêneros e sexualidades no Estado de Pernambuco. Tudo apontava para uma única direção: o travesti estava sempre relacionado à prostituição, drogas, escândalos e pequenos furtos. Preocupados em não repetir velhos estereótipos e abordagens, trouxeram os travestis à luz do dia, retirando-os, em se tratando de pauta, das páginas policiais para as de comportamento.
“O objetivo do documentário não era debater a prostituição ou discutir o que é certo ou errado. Não havia interesse em emitir julgamentos morais sobre a vida particular dos personagens. A preocupação era mostrar um novo olhar, uma nova abordagem sobre um tema, injustamente, desgastado pela mídia”, finaliza Leo Tabosa.
Cineasta premiado
Depois de levar os principais prêmios: Melhor Filme, Direção, Direção de Fotografia e Melhor Filme pelo Júri da Crítica (Abranccine), na 18ª Edição do CINE PE – Festival do Audiovisual, com seu mais recente trabalho, o documentário Tubarão, o assessor cultural da Unicap, Leo Tabosa, acaba de ser selecionado para o 7º Festival de Cinema de Triunfo (Pernambuco), 12º Vancouver Latin American Film Festival (Canadá) e 12º Brazilian Film Festival of New York (Estados Unidos).
Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir, o filme será exibido no dia 03 de julho, às 12h30, no Auditório do Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife), dentro da programação Fragmentos da Memória do CineClube Curta Doze e Meia, com entrada gratuita e, debate com o montador do filme e editor do Curso de Publicidade da Unicap, João Maria. No dia 05 de julho, com exibição no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, na Caixa Cultural 2 e Instituto Cervantes, onde haverá debate, após a sessão, com o realizador Leo Tabosa.