Biodiesel é destaque na continuação de defesas de monografia de concluintes dos cursos de Engenharia Química e Ambiental

Foto: Rafael Sabóia

Pernambuco está crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. O Estado ganhou em pouco tempo uma refinaria de petróleo e um porto com reconhecimento internacional, que lançou ao mar o primeiro navio construído na terra do maracatu.

Em um Estado onde seu desenvolvimento econômico não para de crescer, é necessário que haja profissionais que possam contribuir com esse proveito estatal. É por isso que a Universidade Católica de Pernambuco vem investindo na qualificação de formação de seus alunos.

À tarde desta segunda-feira (28), foi marcada pela continuação das apresentações e defesas de monografias dos alunos concluintes dos cursos de Engenharia Química e Ambiental da Católica. Desta vez, diferente do que aconteceu pela manhã, onde as apresentações ocorreram no auditório do bloco J da Universidade, durante a tarde, foram expostos na sala de multiuso do Centro de Ciências e Tecnologias (CCT), localizado no bloco D.

Os trabalhos expostos à tarde foram todos supervisionados pela Profa. Dra. Maria Helena Gazineu, que presidiu os trabalhos da banca examinadora de todos os projetos, composta pelos professores, da Unicap e convidados. Compondo a banca estavam a profa.dra. Alexandra A. Salgueiro, da Católica; Dra. Raquel Diniz Rufino, bolsista do PNPD/CAPES UNICAP; Prof. dr. Carlos Alberto Alves da Silva, da Unicap e a Dra. Juliana de Moura Luna, pós-doutoranda do PNPD/CAPES – Unicap.

Cada estudante teve o tempo de 15 minutos para a apresentação de suas monografias, com mais 15 minutos destinados aos membros da banca examinadora para fazerem suas colocações. Os trabalhos apresentados foram A aplicação de biossurfactante na síntese de nanopartículas em micelas reversas, trabalho apresentado por Aline Ferreira da Silva;Produção e Análise de biocombustível de girassol, de Juliana Arruda de Miranda Coelho e Desempenho do biodiesel de sebo bovino em baixas temperaturas, defendido por Rafaela de Albuquerque Amaral.