Biblioteca oferece minicurso sobre citações em documentos na 8ª Semana de Integração

Como parte das atividades promovidas pela 8ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade (Siucs), o minicurso “Citações em documentos” está sendo oferecido pela Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco. Ministrado pela funcionária da Unicap Ana Beatriz Nascimento, graduada em Biblioteconomia, o curso que vai até a  quinta-feira (7) tem como enfoque a compreensão e utilização correta das citações nas produções acadêmicas.

Na primeira aula compareceram, sobretudo, universitários que estão terminando a graduação e têm dúvidas na elaboração dos trabalhos dentro das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “A menção do texto do outro na produção acadêmica serve tanto para elucidar uma tese, quanto para reforçar uma ideia e por isso é necessário compreensão e organização”, disse a bibliotecária. Beatriz apresentou ainda recursos facilitadores como o MORE, sistema utilizado como mecanismo para referência de texto e geração de citações, desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília e disponível no site da Unicap.

A ministrante citou a necessidade de superar o perfil da “Geração Copy Cola”, que segundo ela é aquela que se acomodou com a infinidade de produções disponíveis na internet e que, por isso, deixou de analisar os conteúdos e fazer seus próprios textos. “A citação precisa ser levada como sinônimo de ética e compreensão e o universitário precisa transpor as barreiras da leitura, opinando no próprio texto”, salientou Ana Beatriz Nascimento.

Mais informações pelo fone 2119-4255