Comissão de Educação do Senado aprova ensino pedagógico da capoeira em escolas públicas ou privadas

Fotos: Tiane Souza

O Senado Federal, mais precisamente a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, presidida pelo senador Romário (PSB-RJ), aprovou por unanimidade o ensino pedagógico da capoeira em qualquer instituição pública ou privada de ensino básico. Podendo ser enquadrada como luta, dança ou esporte, as escolas terão liberdade de escolher em que disciplinas pretendem inserir a capoeira. Ela pode fazer parte das aulas de educação física, música e até mesmo sociologia, abrangendo os mais variados gostos dos alunos.

Mestre corisco 1Na Universidade Católica de Pernambuco, a nova lei foi muito bem recebida pelo Mestre Corisco, responsável pelo Chapéu de Couro, grupo de capoeira da Universidade. Como previsto na nova PL (Projeto de Lei), as escolas podem firmar parcerias com associações ou entidades que representem ou reúnam profissionais da capoeira e isso, segundo ele, passa certa tranquilidade para os capoeiristas. “Essa lei nos protege de algumas situações, já que o CREF (Conselho Regional de Educação Física) só permitia ensinar capoeira aqueles que estivessem vinculados ao conselho. Agora, temos esse suporte de proteção, a argumentação legal para nos proteger”.

Há 32 anos que o grupo Chapéu de Couro faz parte da Unicap e o Mestre Corisco fez questão de ressaltar a importância dessa parceria. “Há muito tempo que nós temos esse apoio, para buscar na capoeira o que a gente acha que é viável para a Universidade. É mais uma chance da comunidade capoeirista agradecer à Universidade, por há tanto tempo ter antecipado esse apoio de forma efetiva”.