Babalorixás e yalorixás concluem curso de extensão na Unicap

Cento e cinquenta babalorixás e yalorixás receberam nesta quinta-feira (20) os certificados de conclusão do curso de extensão de Sacerdotes e Sacerdotisas das Religiões de Matrizes Africana e Afrobrasileira. A cerimônia foi realizada no Espaço Cultural da Unicap e teve direito a um coquetel com culinária típica.

O curso é o único do país reconhecido como extensão universitária pelos ministérios da Educação e Cultura. A capacitação é fruto da parceria entre o Governo do Estado e duas instituições de ensino superior, a Unicap e Funeso.

A cerimônia contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, e do secretário-executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Arruda. “Estamos reconhecendo o saber notório deles e também fazendo uma reparação histórica”, afirmou o secretário-executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Arruda.

O curso valorizou o estudo da cultura e história afrobrasileiras. “Isso significa um avanço para as religiões de matriz africana e afrobrasileira. É o que precisamos para acabar com toda a discriminação que ainda existe no país”, comentou o pai Lídio de Opará, um dos alunos do curso.