Avaliação dos cursos de Direito é tema do segundo painel do Encontro sobre Educação Jurídica

Fotos: Paulo Maia

Com o tema “Avaliação dos cursos e das IES permite inovações institucionais na gestão acadêmica?” o segundo painel do evento Educação Jurídica no Brasil  teve início às 19h desta terça-feira (3), na sede da Astepi.  Estavam presentes na mesa o professor Inácio Feitosa, membro da Comissão Especial de Trabalhos de Credenciamento da Escola Nacional de Advocacia e das Escolas Superiores de Advocacia junto ao Ministério da Educação, e o professor João Paulo Allain Teixeira, da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/PE.

O ponto mais frisado pelos palestrandos foi a proposta de renovação da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assim como acontece com a Carteira de Habilitação, e a extensão do Programa Nacional de Educação Continuada que oferece, por meio da Escola Nacional da Advocacia (ENA), cursos telepresenciais para advogados das capitais e interiores dos Estados.

Outra sugestão foi a criação de escritórios de advocacia de estudo, onde seria realizado um curso de especialização jurídica. Além da prova da OAB, o advogado teria que passar por uma seleção e, se aprovado, teria que cumprir 20h semanais de trabalho, recebendo uma bolsa de R$ 1,2 mil. Um sistema semelhante ao já usado para o curso de medicina, com as residências médicas.