Aula inaugural de Engenharia Química discute o papel do engenheiro na atualidade

O curso de Engenharia Química da Universidade Católica de Pernambuco realizou na noite desta quinta-feira (23), no auditório G2, aula inaugural do ano letivo de 2017.A programação contou com palestra sobre  A Engenharia Ambiental e seus desafios. O evento teve como palestrante  o engenheiro químico do Grupo EQM, Marcos Henrique Cavalcante. Ex-aluno da Católica, ele é consultor de várias empresas na área açucareira.

Marcos falou sobre a função do engenheiro químico em diversos ramos de atuação. Também fez projeções para o futuro da profissão no mercado de trabalho nacional e internacional. “É muito positiva. A Engenharia Química é uma das engenharias que tem um leque enorme de possibilidades de empregos, uma vez que ela aborda todo tipo de planta industrial. Ela também prepara as pessoas para exercer função de gestor e também  administrador, pois o engenheiro tem sido muito procurado para esse tipo de negócio”, comentou Marcos.

Criado na metade dos anos 70, o curso de Engenharia Química da Católica, ao longo dessas décadas, vem formando vários profissionais com atuação de destaque na indústria. Atualmente, o curso detentor de conceito 4 no MEC se preocupa ainda mais em manter esse legado aliando tradição com modernidade.

“Em 2014 fizemos uma reestruturação total do projeto pedagógico e estamos no processo de modernização dos nossos  laboratórios de automação com plantas pilotos para execução de experimentos e, atualmente, estamos investindo muito na parte de instrumentação e controles de processos”, falou José Edson de Souza, coordenador  do curso.

Coordenador José Edson e Marcos Henrique.