Assembleia Legislativa homenageia os 100 anos do Colégio Nóbrega

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) realizou sessão solene, na noite do dia 8 de maio, em  homenagem ao centenário do Colégio Nóbrega. A iniciativa foi do deputado Zé Maurício (PP), ex-aluno do Nóbrega. A sessão foi presidida pela deputada Teresa Leitão (PT) e contou com mesa formada pelo Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens; pelo ex-coordenador pedagógico no Nóbrega, Francisco Ferreira Rocha; o desembargador  e ex-aluno do Nóbrega Erik Simões, que representou o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo, também ex-aluno; e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti.

A cerimônia contou com a presença da deputada Terezinha Nunes (PSDB), do Pró-reitor Administrativo da Unicap, Luciano Pinheiro, que é ex-aluno do Nóbrega; do Diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professor Degislando Nóbrega; da Coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elba Leicht, e de ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários do colégio.

O Colégio Nóbrega, fundado no dia 19 de março de 1917, pela Companhia de Jesus, deu origem à Universidade Católica de Pernambuco, primeira Universidade Jesuíta do Norte e Nordeste.

Dentre os milhares de alunos que passaram pela instituição, estão o ex-vice presidente da república Marco Maciel; o governador Paulo Câmara; os senadores Armando Monteiro e Humberto Costa; ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marco Vinicius Vilaça; o ex-governador Roberto Magalhães; os deputados federais Luciana Santos e Augusto Coutinho; e os cantores Alceu Valença e Geraldinho Lins.

Na ocasião, o Reitor da Católica, representando a Companhia de Jesus, recebeu uma placa comemorativa pelo trabalho que os jesuítas realizaram no Nóbrega.

Também foram homenageadas a primeira professora do Nóbrega, Zenite Campos, e as professoras e irmãs Maria Luísa Dourado, que lecionou matemática ao deputado Zé Maurício, e Maria José Dourado.

A reportagem do Boletim Unicap entrevistou em vídeo o deputado Zé Maurício, autor da homenagem, sobre sua iniciativa. Acompanhe.

Padre Pedro Rubens falou sobre a importância do Nóbrega na missão da Companhia de Jesus.

Professor Luciano Barros, ex-aluno Nóbrega, falou sobre a homenagem da Alepe.

O ex-coordenador Geral Pedagógico do Nóbrega, que dedicou 30 anos ao colégio, Sr. Ferreira, como é mais conhecido, falou sobre a cerimônia.

Luís Eduardo Bandeira, membro da Associação dos Ex-alunos do Colégio Nóbrega, falou sobre essa homenagem que integra as comemorações do Centenário do Nóbrega.