Arte e comunicação na formatura da 5ª turma do Projeto Ganhando Asas da Unicap

O projeto Ganhando Asas Através da Comunicação e da Arte completa dois anos e meio promovendo o desenvolvimento cultural de jovens com Síndrome de Down e deficiências intelectuais. Por meio de linguagens artísticas e atividades no campo da comunicação, os talentos e a sensibilidade deles vêm sendo estimulados e já se pode ver os resultados nos diversos conteúdos produzidos.

A formatura da quinta turma do projeto aconteceu na tarde de ontem (12), no Espaço Receptivo da Universidade Católica de Pernambuco, e contou com a presença de professores e familiares dos formandos que assistiram às exposições dos trabalhos criados por eles e que foram orientados por estudantes, docentes e instrutores voluntários da Católica.

De acordo com a coordenadora do curso de extensão Renata Victor, as ações educativas são uma metodologia integrada de disciplinas ministradas por professores da Unicap e outros profissionais que também trazem os seus conhecimentos e as suas experiências visando trabalhar nos alunos os seus talentos com o exercício da criatividade.

“Nós estamos concluindo hoje a quinta turma. A cada semestre, nós procuramos ofertar uma média de sete a oito disciplinas” disse Renata. Ainda de acordo com ela, a evolução no aprendizado dos alunos ao longo desses anos vem crescendo e é possível observar avanços na comunicabilidade e a interação entre eles e com o campus da Universidade.

Segundo Victor, as oficinas de artesanato, pintura e desenho são as artes preferidas pelos alunos e devem ser estimuladas, resultando a importância das artes cênicas. “O teatro é maravilhoso! O teatro é uma disciplina que trabalha várias coisas ao mesmo tempo, a questão corporal, da fala também”. Ela também observa a superação das dificuldades dos alunos na fala e o êxito alcançado nas disciplinas de rádio e áudiovisual.

Estimular a criatividade e o crescimento artístico coletivo e especifico de cada um dos integrantes são metas que segundo a coordenadora estão sendo alcançadas com as atividades educacionais.

Para o ator e diretor de teatro Anderson Leite que ministra a disciplina Vivências em Artes Cênicas, a experiência em trabalhar com o grupo tem sido muito gratificante. “No primeiro semestre a gente trabalhou com a expressão corporal, ou seja, como esse corpo responde na cena, então no final, a gente fez um vídeo performance a partir da narrativa corporal de cada ator e atriz”, explicou o professor. De acordo com Anderson, nesse semestre os atores iniciantes tiveram a oportunidade de confeccionar o símbolo do teatro. As máscaras moldadas em seus rostos construíram suas próprias narrativas de interpretação e as cenas que começaram nos jardins da Unicap foram muito aplaudidas pela plateia.