Semana Inaciana apresenta colóquio sobre a santidade na ótica do Papa Francisco

A programação da Semana Inaciana da Universidade Católica de Pernambuco, desta terça-feira, dia 21, à noite, destacou o Colóquio “A Santidade na ótica do Papa Francisco (‘Gaudete et exsultate’): um caminho aberto para todos”, apresentado pelo padre jesuíta e ex-professor da Unicap, Alfredo Sampaio.

Padre Alfredo Sampaio possui doutorado pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2002), onde lecionou até 2009. Lecionou, também, Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi professor do curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco de 2015 a 2017. Atualmente é o Secretário do Provincial dos Jesuítas do Brasil para as áreas de Colaboração com os outros, Serviço da Fé e Espiritualidade. Diretor do Centro de Serviços para a Colaboração, Fé e Espiritualidade em Campinas-SP. Segue trabalhando na promoção da espiritualidade através de cursos, palestras e Exercícios Espirituais em diversas modalidades.

Em seu Colóquio “A Santidade na ótica do Papa Francisco (‘Gaudete et exsultate’ [Alegrai-vos e exitai-vos]): um caminho aberto para todos”, Padre Alfredo Sampaio destacou que o Papa Francisco, na sua recente exortação apostólica Alegrai-vos e exitai-vos, propõe um caminho de santidade que é possível ser trilhado hoje por todos, e aponta os principais inimigos à santidade: o gnosticismo e o pelagianismo.

“São duas atitudes que as pessoas podem ter em relação aos outros e por isso atrapalham o caminho da santidade. O gnosticismo defende a questão do conhecimento. São pessoas que acham que conhecem tudo, possuem toda a verdade sem ter nada a descobrir e nem a receber. Essa atitude fecha a pessoa e leva ao orgulho, a soberba e, por isso, atrapalha o caminho da santidade, que é exatamente o contrário”, disse o conferencista.

Continuando, Padre Alfredo falou sobre o outro inimigo da santidade, segundo o Papa Francisco. “O pelagianismo defende a questão do esforço de vontade. Se a pessoa tiver uma vontade forte, ela vai conseguir por seu próprio mérito chegar aquilo que ela está planejando. Então deixar de lado toda a iniciativa se contrapõe à santidade.”

“Essas duas atitudes são as que mais atrapalham o caminho da santidade, que implica, exatamente, a consciência de que eu não sou melhor do que ninguém. Não é porque eu sou bom, que eu sou chamado, porque não é assim na história da Igreja. As pessoas foram chamadas por Deus e na Bíblia diz que Deus escolhe os fracos para confundir os fortes. Então, não é porque eu sou melhor, que eu sou chamado e sim porque Deus quis, pela graça do amor dele e que ele chama. Mas, a principal coisa dessa exortação é relançar essa questão da santidade como um caminho para todo mundo, não é só para alguns”, explica o ex-professor da Católica.

Completando, Padre Alfredo diz que “o Papa fala muito, não da santidade oficial, que a Igreja determina, canoniza pessoas, mas a santidade do dia-a-dia, as pessoas que estão em torno de nós que são sinal desse caminho de santidade. Ele vai traduzir a santidade por várias atitudes, em relação próximo, como medir uma pessoa é mais santa ou menos santa? Pela sua capacidade de amar. Quanto mais ela é capaz de sair de si e amar o outro, mais ela está no caminho da santidade. Então, não é um caminho de autoperfeição ou de que eu seja uma pessoa sem nenhuma mancha moral, ser uma pessoa perfeita moralmente falando. Não tem nada a ver com isso. O que se chama de santo no Evangelho é aquele que é conforme o único santo, que é Deus e Deus como vive dando a vida, entregando-se pelos outros, sendo compassivo, sendo solidário, esse é o caminho que Francisco (Papa) propõe”, finalizou o conferencista da noite.

O objetivo da Semana Inaciana, que acontece até o próximo dia 23, é buscar trabalhar questões da espiritualidade, conhecer sobre a Espiritualidade Inaciana, que está no coração da Universidade Católica de Pernambuco e aprofundar a fé, a mística e a vida dos participantes. A realização é do Instituto Humanitas Unicap – IHU.

Acompanhe a programação no endereço: http://www.unicap.br/home/semana-inaciana/