Arquitetura e Urbanismo realiza defesa de TCC e exposição de trabalhos dos alunos no semestre

img_6440

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco realiza nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14, as defesas dos mais de 30 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e exposição das atividades dos alunos do 1º ao último período do curso, durante o semestre. A defesas estão sendo realizadas nas salas 202 e 206, no 2º andar do bloco D. Já a mostra, que ficará exposta até o início do próximo semestre letivo, acontece nas salas do 1º, 2º e 3º andares, também, do bloco D.

img_6448A aluna Juliana Sarmento apresentou o TCC “Balneário dos Milagres: uma proposta fenomenológica de redesenho da natureza na Praia dos Milagres”, no início da tarde desta terça-feira, dia 13. Participaram da sua banca de avaliação a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Paula Maciel; o professor do curso, Arthur Baptista, e a arquiteta urbanista Tereza Zirpoli. Juliana foi aprovada com a nota 8,8.img_6438

Em entrevista ao Boletim Unicap, a coordenadora do Arquitetura e Urbanismo, professora Paula Maciel, falou sobre a evolução pela qual o aluno passa durante o curso. “A evolução é bastante significativa, o aluno se apropria da Arquitetura e Urbanismo de uma forma que ele começa a compreender isso na sua complexidade. Eu destacaria, principalmente, a percepção da arquitetura como elemento da cidade e da cidade enquanto um espaço que é planejado e projetado por qualquer ação da arquitetura. Então, de fato, é um curso onde o aluno visualiza a arquitetura e o urbanismo de forma integrada e não só um segmento da arquitetura ou do urbanismo”.

img_6376A professora Paula Maciel destacou ainda a exposição dos trabalhos realizados nas disciplinas do curso. “A gente vai abrir o semestre letivo com essa exposição para mostrar aos alunos o ponto onde eles chegaram. É muito bom para eles terem a noção do conhecimento adquirido no curso, numa visão geral. Seja para os alunos do primeiro ao último período. Então, os visitantes podem ver trabalhos dos mais diferentes níveis, desde o inicial ao mais aprofundado, mostrando a qualidade do curso. A exposição tem uma importância bem significativa”.

Uma das disciplinas que está expondo seus trabalhos é a Projetos Arquitetônicos 7, do 7º período, lecionada pelos professores Ana Luísa Rolim e Robson Canuto. Segundo o professor Robson, a disciplina aborda edifícios complexos, programas complexos onde os alunos têm que administrar e organizar os diversos fluxos dentro de uma só arquitetura. Nesta disciplina, o aluno realiza o último projeto, no curso, com foco no desenvolvimento de organização, de espaço e de forma.

img_6419O professor Robson fala sobre o bom nível dos alunos que chegam na disciplina que leciona. “A gente tem percebido que os alunos estão chegando nesta disciplina cada vez mais maduros e, com isso, a gente tem colhido resultados bastante interessantes nos últimos semestres. A produção tem tido uma notoriedade no curso, tem tido uma visibilidade por conta dessa maturidade que o aluno está demonstrando ao chegar nesse nível”.

img_6388_A temática dos projetos da disciplina Projetos Arquitetônicos 7, para esse semestre, foi ‘arquitetura do horror’. O professor Canuto explica: “Nesse semestre, a disciplina abordou o problema da estética do horror na arquitetura. Uma discussão sobre o que é beleza e feiura na arquitetura. A arquitetura tem sua dimensão de beleza, desde os tratados de estética, a gente tem discutido muito a beleza. O feio é pouco discutido. Então, a disciplina tomou esse mote para questionar também a inserção de determinados objetos na esfera urbana. Muitos desses edifícios aqui expostos se sobrepõem à cidade. A arquitetura do horror, também, está nessa expressão, neste gesto de sobreposição à cidade”.

Dentre os diversos projetos realizados pelos alunos, o professor Robson Canuto ressaltou o que se destacou entre os próprios alunos. “Esse projeto ‘Cidade sobre Cidade’, de autoria das alunas Thaís Oliveira e Wanny Melo, propõe a construção de um edifício de múltiplos usos dentro de uma só estrutura arquitetônica vertical. Ele se sobrepõe à linha do Metrô do Recife, entre as estações Central e Joana Bezerra. A proposta das autoras é levantar a linha do Metrô para passar dentro do edifício onde terá uma estação, liberando o solo para o público. Então, você tem um grande parque urbano que conecta o bairro de São José com a margem do Rio Capibaribe, do outro lado. Acho que essa proposta foi muito bem-sucedida, inclusive foi escolhida pelos alunos como a melhor proposta da turma, devido a essa dimensão urbanística que ele traz”.

img_6393A ex-aluna Amanda Sares, formada em 2016.1, fala sobre o diferencial do curso. “O professor Robson Canuto trouxe um olhar contemporâneo para a arquitetura. Ele trouxe isso para o curso. Eu acho que muitas vezes as faculdades do Recife ficam presas ao modernismo e aqui, na Católica, a gente foca muito no contemporâneo da arquitetura e eu acho isso um diferencial”.