Arquidiocese de Olinda e Recife em parceria com Humanitas lança curso de extensão sobre Cidadania e Políticas Públicas
|A Arquidiocese de Olinda de Recife (AOR), em parceria com o Instituto Humanitas Unicap, lançou na noite da quarta-feira, 29 de maio, no Auditório G2, o Curso de Extensão “Cidadania e Políticas Públicas”. O Curso tem como objetivo geral, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, incentivar, fortalecer e qualificar a participação das lideranças eclesiais nos espaços de regulação e construção de políticas públicas.
Segundo a Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, Alegria do Evangelho, “as políticas públicas, por sua vez, buscam preencher ou minimizar os vazios deixados pela desigualdade social e pela injustiça. Elas são, portanto, peças fundamentais de consolidação de exercício da cidadania, que confere dignidade aos filhos amados de Deus.”
O Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Limacêdo Antonio, é o coordenador do novo curso de Extensão da Unicap. O mesmo estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento, em Olinda. Possui mestrado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma, na Itália (2001-2003), e doutorado em Dogmática, pela Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma (2004-2007). Sua tese foi: “Inculturação e Missão da Igreja no Brasil: Teologia e práxis a partir das Diretrizes Gerais da CNBB”.
Para Dom Limacêdo, o evento que aconteceu na Universidade Católica em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife é de fato uma resposta a um gesto concreto da Campanha da Fraternidade, fazendo com que a questão das políticas públicas, não morra enquanto debate e tenham continuidade pelo ano e vida inteira.
“Sabemos que políticas públicas são decisões do governo, mais também de toda comunidade organizada e mobilizada. Queremos cumprir nosso papel enquanto promotores do dialogo, da paz, justiça, do amor, alegria e da esperança. A igreja no mundo é chamada a ser sal e luz, a ser medianeira e mediadora do diálogo”, explica o professor e coordenador do curso Dom Limacêdo.
O bispo ressaltou a gratidão pela a decisão da Universidade Católica de Pernambuco de ter recebido com amor e com carinho essa proposta das pastorais sociais da nossa Arquidiocese.
Para o Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, essa parceria com a Arquidiocese se da em vários níveis. Os estudantes da Arquidiocese e de outras dioceses estudam na Unicap, Filosofia e Teologia; as assembleias Arquidiocesana de Pastoral, nesses últimos anos, têm sido na Católica, e a mais nova parceria é o curso de Extensão: Cidadania e Políticas Públicas.
“A campanha da Fraternidade esse ano tratou de políticas públicas, então no momento em que todo mundo esta confuso na questão da política é importante aprofundarmos o seu sentido. A visão da igreja ou a política iluminada pela fé, são temas que precisamos aprofundar, e as políticas públicas são aquelas que nós necessitamos para poder atender às grandes demandas da população, independente de opções partidárias. As políticas públicas são as grandes respostas às demandas da população. A igreja é vigilante sobre isso e também ela deve ser propositora no dever e, junto com as comunidades, fazer chegar aos governos ideias para criação de novas políticas públicas”, destaca o Reitor Padre Pedro Rubens.
A proposta do curso se desenvolve a partir do uso da metodologia de ver, julgar, agir, avaliar e celebrar, proporcionando assim uma aprendizagem ativa, onde combinam palestras, dinâmicas de grupo e visita à espaços que contribuam com a compreensão dos assuntos abordados. Ambas as modalidades são de extrema importância para a assimilação de todos os conteúdos do curso. A finalidade de utilizar essa metodologia é proporcionar informação, troca de experiências e incentivar a aplicação do conhecimento aprendido através de exercícios de rodas de diálogo nos variados grupos e comunidades.
O Pró-reitor Comunitário e Coordenador do Instituto Humanitas da Unicap, Pe. Lúcio Flávio, fala sobre a importância que tem o curso, em parceira com o IHU e a Arquidiocese, por meio da comissão arquidiocesana e das pastorais sociais. “É muito importante para a Unicap, principalmente para o Instituto Humanitas, porque uma de nossas linhas de trabalho é: sociedade, políticas públicas e cidadania. Então um curso como esse mostra que a Universidade esta em sintonia com a Arquidiocese”.
O curso será dividido em 9 módulos com duração de 12 horas cada, totalizando 108 horas aula. Conta também com uma bibliografia básica para cada aluno: Bíblia, Catecismo da Igreja Católica, Compêndio da Doutrina Social da Igreja, texto base da Campanha da Fraternidade 2019, a Evangelli Gaudium, a Laudato Si e ao longo do curso outras indicações serão feitas.
Pe. Josenildo Tavares, que é coordenador de pastoral da Arquidiocese, acredita que o curso chegou na hora certa. “Primeiro, como fruto da Campanha da Fraternidade, no momento muito difícil da política brasileira, até mesmo de concepção de política, com muita resistência e aversão”, ressalta.
Dom Manoel Filho, bispo de Palmeira dos Índios, Alagoas, e é bispo referencial do laicato do Regional Nordeste 2, relatou que “esse curso é muito bem-vindo, porque no meu entender ele vem potencializar a ação do leigo na comunidade da base e isso é muito importante nos dias de hoje. É uma ferramenta para que o leigo não apenas reze, mas saiba porque rezar e isso é muito importante”, finaliza Dom Manoel.
Na conclusão do curso, o formando participará de um seminário onde fará uma apresentação oral e a entregara no mesmo dia de um artigo, contendo de 3 a 5 laudas, articulando o conteúdo do curso com sua prática pastoral e/ou social nos conselhos e outros meios reguladores da sociedade. Os participantes receberão o certificado pela Universidade Católica de Pernambuco.
Estavam presente ao evento Quarteto Encore, a Coordenadora Geral de Extensão da Unicap, professora Odalisca Cavalcante; o Vigário Episcopal do Vicariato Olinda, Monsenhor Albérico Bezerra; o Vigário Episcopal para a Vida Religiosa, Padre Alessandro Corazza; diáconos permanentes da Arquidiocese, religiosos e religiosas, seminaristas, pastorais e movimentos e a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.