Arquidiocese de Olinda e Recife e OAB-PE criam Comitê Contra Corrupção Eleitoral

Informações do Setor de Comunicação da Arquiodiocese de Olinda e Recife

Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pernambuco (OAB-PE), a Arquidiocese de Olinda e Recife realizou na manhã desta quinta-feira (05), a primeira reunião que definiu a criação do Comitê Contra a Corrupção Eleitoral – Lei 9840. A iniciativa tem o apoio da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire).

O objetivo desse projeto é dar ao cidadão orientações sobre as leis eleitorais, principalmente a Lei complementar 135, mais conhecida como “Ficha Limpa”. Além de possibilitar que ele faça denúncias sobre possíveis irregularidades dos políticos neste período de campanha. Para isso, estudantes de Direito acompanhados de advogados receberão as acusações e depois encaminharão ao Ministério Público e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano a iniciativa da Igreja é muito importante, pois a sociedade necessita de ações dessa natureza que busque a conscientização política de todos. “É uma oportunidade de unir as instituições para promover uma cultura que modifique o exercício da política no Estado de Pernambuco”, afirmou.

Dom Fernando trouxe a ideia de sua antiga diocese. “Essa experiência eu já vivia lá em Sobral (CE). Nas eleições, montávamos o comitê. O que foi muito positivo. Isso mostra que a Igreja está atenta às discussões atuais e é solidária com o povo, ajudando a fomentar as discussões sobre política e promovendo a conscientização, além de combater os crimes eleitorais como a compra de voto”, declarou o arcebispo.

Na próxima segunda-feira (09), a Comissão se reunirá para definir os últimos detalhes da campanha. O encontro será às 9h, na sede da Cúria Metropolitana, bairro das Graças. O lançamento oficial do Comitê Contra a Corrupção Eleitoral – Lei 9840, será na quinta-feira (12), no auditório da Fafire, às 15h.