Alunos, ex-alunos e professores de Arquitetura realizam workshop

Preocupados com a proposta de um novo e verticalizado Recife, os alunos do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco se reuniram com professores e ex-alunos para debater soluções viáveis a áreas como o Cais José Estelita. Os encontros aconteceram nos dois últimos sábados  — 28 de abril e 5 de maio — na sala de ateliê de projeto.

Os workshops funcionaram como um meio de formular um documento que lance novas bases de projeção para a cidade do Recife. Na pauta, são contemplados pontos como a sustentabilidade ambiental, econômica e cultural.  A coordenadora do curso, Andréa Câmara, explicou a proposta dos eventos: “A ideia é trabalhar em cima de novas ocupações e desenvolver uma tipologia mais contemporânea, e não as tipologias que foram projetadas para a cidade até então”.

A professora contou, ainda, que o grupo redesenhou o Cais José Estelita, levando em conta outros parâmetros, como a integração visual e física e as novas tipologias. Os alunos da disciplina de Desenho Urbano e Espaços da Cidade contaram com a orientação dos professores Múcio Jucá, Isabella Trindade, Arthur Batista, Andréa Câmara, Ana Luiza Rolim, Clarissa Duarte e Maria de Lourdes Nóbrega.

“Desenvolvemos o conceito de patrimônio cultural porque, para se erguer algo em cima de uma cidade que já está construída, é necessário levar em conta esse parâmetro, principalmente quando se trata de áreas como o Cais José Estelita. Definimos algumas referências acerca da sustentabilidade econômica, e, a partir das definições desenvolvidas, buscamos elaborar um documento que pudesse contrastar com a proposta do Novo Recife”, concluiu Andréa.