Alunos e professores do CCT participam de projeto de extensão com idosos

Foto-39
Fotos: Pedro Pereira

Chegou ao fim na última quinta-feira (30) a primeira turma do curso de “Jogos Lúdicos para Idosos”, projeto de extensão da Universidade Católica de Pernambuco em parceria com o Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), localizado no bairro do Pina e que atende cerca de 116 idosos. A iniciativa conta com dez alunos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) sob a orientação do professor José Carlos Argemiro, coordenador do curso de Matemática da Unicap. O objetivo é proporcionar uma maior interdisciplinaridade entre os cursos do CCT e melhorar a vida dos idosos atendidos. “É provado cientificamente que os jogos lúdicos para idosos, além de darem uma maior qualidade de vida, melhoram também a parte cognitiva. Previnem também uma série de doenças que, com o tempo, são mais recorrentes nas pessoas com mais idade”, disse José Carlos Argemiro.

Foto-34Ainda de acordo com o professor José Carlos Argemiro, o projeto ajuda na inclusão social dos idosos e na comunicação dos jovens para com o público atendido. “Como nós trabalhamos com monitores de 16, 17 e 18 anos, promovemos a inclusão social dos idosos e, ao mesmo tempo, melhoramos a comunicação desses jovens com os idosos que têm em casa, por exemplo. Sabemos também a importância da Universidade ter em seus cursos alunos que participem de projetos sociais com ações voluntárias. Hoje em toda entrevista para Mestrado e Doutorado irão olhar se o aluno participou de alguma ação voluntária”, pontuou. Numa pesquisa feita pela organização do projeto foi constatado que houve melhoras significativas na interação dos alunos com o público da terceira idade. Na mesma entrevista, os idosos relataram que a qualidade de vida e estimulação da memória melhoraram.

Confira o depoimento dos participantes do projeto:

Foto-20

“Antes eu ficava muito parada, hoje sou outra pessoa, mudei muito. Tem sido muito proveitoso. Quando chega a hora de jogar, sentimos muita vontade de vir e participar. Não é aquilo parado e não ficamos pensando no que não deve. Com a interação com os jovens me sinto igual a eles, não me sinto velhinha”, Luciana Cavalcanti.

Foto-23

“Estou aqui há nove anos no Ismep e, no dia que não posso vir, fico doente, porque já estou acostumada. É uma distração para mim. Sobre o projeto dos Jogos Lúdicos, os estudantes são uma beleza, não temos nada a reclamar”, Lenilda Pereira.

Foto-25

“O projeto é maravilhoso, nós conseguimos aprender mais, aqui é só alto astral. Os jogos fazem bem para a nossa mente, mexem com o nosso corpo”, Lourdes Marinho.

Foto-32

“Estamos ganhando mais paciência, porque com pessoas mais idosas temos que ser pacientes. Acho que está sendo algo bom para todos. Há dias que estamos com problemas e aqui fico mais tranquila”, Bruna de Abreu, estudante de Engenharia Civil.

Foto-30

“Muitas vezes precisamos do carinho que não temos em casa e o pessoal daqui transmite isso para gente. Às vezes temos problemas fora, mas quando chegamos aqui, com o tratamento que damos e recebemos, esquecemos todos eles”, Carlos Zanatty, estudante de Licenciatura em Física.

Foto-35

“É gratificante saber que o que estamos fazendo ajuda essas pessoas, que elas precisam disso. Antes eu pensava que não tinha paciência com pessoas idosas e passei a ter, a gostar mais. Jogar com elas tem sido prazeroso. Hoje, elas nos dizem que já sabem onde deixaram as chaves, até mesmo o celular”, Stephany Moura, estudante de Licenciatura em Física.