Tempo de renovação na Pastoral

A Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco está vivenciando uma renovação e agora faz parte de uma das dimensões do Instituto Humanitas Unicap. Além do Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, coordenador do IHU, a coordenação da nova Pastoral está organizada em um colegiado formado por Jerfferson Amorim SJ  e a Irmã  Maria Abraão.

EquipeO modelo da nova gestão começou a ser elaborado há quase dois anos quando começaram os preparativos para o chamado Ano da Juventude no Brasil, em 2013. Ano marcado ainda pelo simbolismo dos 70 anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, que deu origem à Católica.

“Hoje colhemos bons frutos desse processo. Um exemplo disso foi o Magis (evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude, realizada ano passado no Rio de Janeiro) que teve parte de sua programação aqui na Universidade”, relembrou Jerfferson.

Alguns dos projetos criados para a JMJ se consolidaram e passaram a fazer parte do dia a dia da Pastoral. O Projeto Alumiar,  um momento de oração ecumênica individual e de partilha, acontece sempre às quartas-feiras, às 18h, na Capela da Universidade. “O formato é baseado na comunidade de Taizé, com mantras e de caráter meditativo”, disse Jerfferson.

Com PaixãoMagis-tratada-2-1024x682

Já o Círculo Magis proporciona uma tarde de orações com jovens universitários da própria Unicap e de outras instituições de ensino superior, sempre um sábado a cada mês. A atividade busca “revisitar as experiências de vida à luz  da fé para reordenar o coração e a vida”.

Outras ações surgiram nesse contexto de renovação. O Com Paixão busca inspiração na espiritualidade inaciana durante o Tríduo Pascal e em 2014 realizou sua segunda edição.  O Conhecer e Aprofundar a Fé (CaFÉ) estabeleceu uma parceria com os cursos de graduação. Professores, teólogos e profissionais das diversas áreas debatem as questões ligadas à fé durante a disciplina de Humanidade e Transcedência, oferecida em todos os cursos da Unicap. ” É uma roda de conversa. A gente fala de tudo: bíblia, inquisição, Adão e Eva…”, explicou Jerfferson.

Serviços e orientações – A Pastoral não se restringe aos projetos formais e se mostra disponível a receber a comunidade acadêmica em suas instalações. “Temos acompanhamento espiritual, padres ouvem confissões, fazemos Exercícios Espirituais da Vida Cotidiana (EVC) baseados nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola e também desenvolvemos experiências de escuta”, afirmou Jerfferson Amorim.

Divisão de Ação Pastoral
Contato: