Alunos e ex-aluno representam a Católica no programa de visitas à Câmara dos Deputados
|
Aluna do 4º período de Direito, Thaís conta que sua expectativa era conhecer mais o processo legislativo, desde a iniciação do projeto de lei até a instância mais alta do Judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF), mas voltou do estágio com uma visão mais ampla do que imaginava. “Mais do que conhecer o trâmite das leis, fizemos amizades, em apenas uma semana, com pessoas de outros estados. Além de termos convivido com muitas diferenças culturais, voltamos com outro olhar político, jurídico e social”, avalia.
Para Lildon, que concluiu o bacharelado em Direito no segundo semestre de 2015, a expectativa era conhecer os trâmites do processo legislativo e aprender um pouco mais sobre como fazer política. “Foi realizada e superada, no sentido de termos adquirido conhecimento que nos permitiu um enriquecimento cultural, social e jurídico, por isso, indico o estágio. Voltamos da capital federal com muita fé na construção de um Brasil melhor. Achei o programa de uma riqueza incalculável”, considera Minervino, sugerindo a criação de um programa semelhante que possibilite mais conhecimento e acesso ao Senado Federal e ao Superior Tribunal de Justiça.
Os estudantes também acompanharam uma sessão no STF sobre o sistema prisional e participaram da gravação dos programas Direto das Comissões e #Ocupação, da TV Câmara. Nesse último, foi discutido a cultura do estupro com os deputados Laudívio Carvalho (PMDB-MG) e Renata Abreu (PTN-SP). Essa edição do Estágio-Visita cerca de 70 jovens de 14 estados de todas as regiões do país (AM, BA, CE, GO, MG, MT, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, SC e SP, além do DF).