Alunos e ex-aluno representam a Católica no programa de visitas à Câmara dos Deputados

Rossini Gomes – especial para o Boletim Unicap
Opção 6 (foto Zeca Ribeiro)
Foto Zeca Ribeiro / Programa Estágio-Visita – Cefor / Divulgação

Dois estudantes e um ex-aluno da Universidade Católica de Pernambuco participaram da turma de junho deste ano do Estágio-Visita de Curta Duração, programa oferecido pela Câmara dos Deputados que permite a universitários e pós-graduandos do Brasil acompanhar de perto o funcionamento do Poder Legislativo durante uma semana, em Brasília. Representaram a Unicap Lildon Minervino, Rossini Gomes e Thaís Hálley. Entre os dias 27 de junho e 1º de julho, eles participaram de palestras, de aulas e de conversas com deputados e profissionais da área política e visitaram gabinetes, além de simularem uma comissão sobre o fim da reeleição e o sistema eleitoral.
Opção 1 (Enap)
Acervo pessoal – divulgação

Aluna do 4º período de Direito, Thaís conta que sua expectativa era conhecer mais o processo legislativo, desde a iniciação do projeto de lei até a instância mais alta do Judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF), mas voltou do estágio com uma visão mais ampla do que imaginava. “Mais do que conhecer o trâmite das leis, fizemos amizades, em apenas uma semana, com pessoas de outros estados. Além de termos convivido com muitas diferenças culturais, voltamos com outro olhar político, jurídico e social”, avalia.

A experiência de conhecer além do processo legislativo de perto é compartilhada por Rossini, que está no 8º período de jornalismo. Para ele, a oportunidade de conviver com jovens de todas as regiões, conhecendo suas histórias e pontos de vista, o fez perceber que o Brasil está repleto de jovens dispostos a fazer um país melhor, seguindo a carreira política ou não. “Embora a maioria dos estudantes seja do curso de Direito, é bom saber que o programa é aberto a todos as áreas. Como aprendizado, fica a consciência política, que vou tentar implantar no convívio em casa, no trabalho e com os amigos, para que percebam que política é muito mais do que voto, é participação, que pode ser feita de várias formas em prol de melhorias à sociedade”, diz. “A política, que tanto interfere em nossa vida, deve ter a participação de todos”, destaca Hálley.
Opção 3 (Esplanada dos Ministérios)
Acervo pessoal – divulgação

Para Lildon, que concluiu o bacharelado em Direito no segundo semestre de 2015, a expectativa era conhecer os trâmites do processo legislativo e aprender um pouco mais sobre como fazer política. “Foi realizada e superada, no sentido de termos adquirido conhecimento que nos permitiu um enriquecimento cultural, social e jurídico, por isso, indico o estágio. Voltamos da capital federal com muita fé na construção de um Brasil melhor. Achei o programa de uma riqueza incalculável”, considera Minervino, sugerindo a criação de um programa semelhante que possibilite mais conhecimento e acesso ao Senado Federal e ao Superior Tribunal de Justiça.

Opção 4 (plateia do Programa Ocupação)
Acervo pessoal – divulgação

Os estudantes também acompanharam uma sessão no STF sobre o sistema prisional e participaram da gravação dos programas Direto das Comissões e #Ocupação, da TV Câmara. Nesse último, foi discutido a cultura do estupro com os deputados Laudívio Carvalho (PMDB-MG) e Renata Abreu (PTN-SP). Essa edição do Estágio-Visita cerca de 70 jovens de 14 estados de todas as regiões do país (AM, BA, CE, GO, MG, MT, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, SC e SP, além do DF).