Alunos do Mestrado em Ciências da Religião participam de seminário

Na manhã de sexta-feira (8), alunos do Mestrado em Ciências da Religião da Católica tiveram a oportunidade de participar do seminário “Culto e cultura popular no Brasil”, ministrado pelo Prof. Dr. Júlio César Adam, da Faculdades Est São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. O encontro aconteceu através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), que promove intercâmbio entre professores e alunos de três universidades, a Universidade Católica de Pernambuco, a Faculdades Est e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O seminário prosseguiu neste sábado (9).

Durante os dois dias, o encontro teve como desafio entender o culto e a missa e como inserir a cultura popular nessas ocasiões, além de promover uma reflexão entre os presentes. “As missas e os cultos devem se aproximar da cultura. Em cada região do Brasil, os cultos deveriam ser diferentes para se aproximar dos cristãos, pois são nesses locais que pensamos na nossa vida”, disse o professor Júlio César.

Na sexta pela manhã, ele explicou a definição do culto. À tarde, abordou a definição da cultura popular. No sábado, promoveu o diálogo entre o culto e a cultura brasileira no seu sentido mais amplo. Para exemplificar a cultura, exibiu os filmes “Cidade de Deus” e o “Auto da Compadecida”.

Com a participação dos alunos do mestrado, ele fez algumas indagações, como por exemplo, o que era teologicamente o culto? Como entender o culto? Para Júlio César, a fé, a espiritualidade e o culto são muito íntimos. Ele afirma, também, que o culto é o encontro de Deus com sua comunidade.

Júlio César Adam possui graduação em teologia pela Escola Superior de Teologia – EST, São Leopoldo/RS (1996), e doutorado em teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha (2004), da qual recebeu o prêmio Karl H. Ditze pela tese de destaque, em 2005. Atua como professor na área do culto cristão (liturgia e homilética), espiritualidade e religião na contemporaneidade, na Faculdades EST (São Leopoldo/RS); coordena o grupo de pesquisa “Culto cristão na América Latina”, cujo eixo temático atual é culto, cultura e mídia na contemporaneidade. É coordenador do Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) e diretor da revista de liturgia Tear. Desde 2001 é membro da Societas Liturgica. Atua como pastor escolar na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), onde também é coordenador da área de ensino religioso da educação básica. Atualmente é professor de filosofia na Faculdade IENH e tem pesquisado na área do culto cristão, liturgia e homilética, do ensino religioso, da espiritualidade e, também, sobre mídias, cultura e comportamento juvenil hoje.