Alunos de Publicidade participam do Pavilhão Sonoro

A sala 510 do bloco A ficou pequena para a quantidade de pessoas interessadas em acompanhar os spots e jingles produzidos por alunos do 5º período de Publicidade e Propaganda. O Pavilhão Sonoro, que está em sua 4ª edição, é promovido pela professora da disciplina de Audiovisual I, Elisa Barreto.

“Trata-se de um concurso para mostrar o resultado do trabalho que os alunos tiveram ao longo do semestre na construção dos jingles e spots. Mas o mais importante é valorizar o trabalho deles, mostrando-os ao público. É uma maneira de reconhecer o que fizeram”, afirmou Elisa.

Os trabalhos criados foram apresentados a uma mesa de profissionais da área de comunicação que julgaram as peças publicitárias dos alunos e, a princípio, tinham o objetivo de escolher três produções de cada tipo. Esse corpo de jurados foi formado pelo dono da produtora de vídeo ‘Oficina de Imagens, o jornalista Sérgio Castelão; o publicitário e sócio-diretor da Comunique, Lucas Emanuel, e o produtor musical da ‘Toque Produções’, Fernando Lobo.

Fernando explicou os critérios de avaliação da banca. “Não foram critérios técnicos de produção, isso porque sabemos que eles não têm recursos suficientes para fazer uma grande produção. Mesmo assim, os jingles e spots foram de altíssima qualidade. Nós demos mais importância para os inusitados, os que ousaram na criatividade e que tentaram fugir do normal”, afirmou.

O nível das produções dos alunos de Publicidade foi tão elevado que acabou deixando o júri indeciso. Por esse motivo, quatro jingles e quatro spots foram selecionados. Os spots vencedores foram os do Café Petinho, o da Garoto (para o Dia dos Namorados), caninha 51 (focando o São João de Caruaru) e, por último, um sobre o São João de Pernambuco.

Margarina Delícia, Bob’s, Subway e Bis (chocolate) foram os temas selecionados para as produções dos jingles campeões. A diferença primordial entre o jingle e o spot é que o primeiro se trata de uma propaganda musicada. O segundo é uma trilha com música em background e a voz do locutor “por cima” da canção.

O clima na sala 510 foi de muita animação, alegria e descontração. As palmas não cessavam para parabenizar as equipes vencedoras. Algumas até possuíam torcida organizada, como mostra a foto ao lado.

Os trabalhos produzidos servirão para a nota do GQ dos alunos de Publicidade e Propaganda. A professora Elisa explicou porque  o Pavilhão Sonoro é um evento tão importante para os futuros publicitários. “Esse é o momento que vivenciamos a prática do que foi trabalhado em sala de aula durante todo o semestre. Mas o mais importante é que se trata de um evento que dá visibilidade aos trabalhos dos alunos, mostrando suas produções para o público acadêmico”, concluiu.

Cada integrante das equipes dos spots e jingles vencedores foi contemplado com um certificado e um kit providenciado pelos próprios alunos, composto por caixas de chocolates, pendrives e Redbull – sendo este último, uma das marcas que apóia o Pavilhão desde a sua primeira edição.Tudo isso para simbolizar uma premiação ao trabalho dos estudantes.