Alunos de medicina alertam sobre Cardiopatias Congênitas

Em alusão ao Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, os alunos da Liga de Cirurgia Cardiovascular – um dos projetos de extensão do Curso de Medicina da Unicap -, promoveram uma ação no hall do Bloco G. Na atividade, os estudantes distribuíram folhetos e alertaram sobre os perigos causados pela condição.

“Nós temos o intuito de informar, com uma linguagem clara e simples, o que é a cardiopatia congênita, sua incidência na população, os principais tipos e a ação do governo em relação a isso”, disse o aluno do 5º período, Bruno Diniz, “Hoje as Cardiopatias Congênitas ainda são subdiagnosticadas, muita criança acaba falecendo por uma causa evitável e que não é tratada direito. Existe um plano de investimento mas, como sabemos, na situação que o país se encontra esse plano não está bem firmado para criar leitos, fazer mais cirurgias e apoiar a equipe médica no tratamento dessas enfermidades”.

Felipe Farias, que também é aluno do 5º período do curso, explicou sobre a importância do diagnóstico precoce: “Essas cardiopatias são as principais anomalias de má formação que um recém nascido pode ter, algumas são fatais e outras acarretam em complicações futuras para a criança. O diagnóstico e tratamento precoce evitam todas essas complicações. É um problema grave e que precisa de um diagnóstico, que pode ser feito de forma simples”.

O ex aluno do Curso de História, Ricardo Rolim, participou da ação como ouvinte e falou sobre a importância de atividades de conscientização como essa: “Eu achei ótimo. Explicaram sobre o risco da cardiopatia em bebês. Precisamos ficar atentos a isso. Ações como essa são boas porque esclarecem a gente, já que a gente não entende muito dessa área de saúde”, contou. A estudante do 4º período de Direito, Evellyn Kadydjan, também ouviu as recomendações dadas pelos alunos de medicina: “Achei interessante trazer esse assunto pra faculdade porque acarreta mais conhecimento para os alunos, principalmente sobre algo que não é tão falado no nosso país e é tão importante”, disse.

Os estudantes também estiveram na Jaqueira, para realização da segunda parte da ação.