Palestra dá as boas-vindas aos calouros de Fisioterapia

O curso de Fisioterapira, vinculado ao  Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), realizou na última segunda-feira (12) palestra de boas-vindas ao novos alunos. O evento foi realizado no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco.

O coordenador Paulo Veiga mediou a mesa, composta  por três fisioterapeutas: Patrícia Luna, Lorena e Carol. Cada uma falou sobre sua trajetória profissional.

Patrícia Luna, ex-aluna da Católica, contou, que quando cursava o oitavo período, fez uma reunião com colegas e professores e decidiram abrir uma organização não-governamental Instituto Darwin, onde ocupa o cargo de presidente. Mas, além da ONG, Patrícia trabalha no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, localizado em Olinda.

Lorena escolheu uma área da saúde mais “desconhecida”: a osteopatia (é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a fármacos ou cirurgia). Segundo ela, para alcançar o que mais queria, teve que lutar bastante. “Quando decidi em especializar em osteopatia, só recebi críticas. Mas graças a Deus consegui realizar o meu sonho”, disse.

Carol optou por seguir no mundo docente, fazendo pesquisas e estudando o mundo da fisioterapia. Segundo elal, a paixão pela área docente começou ainda na universidade. “Eu sou da área de pesquisa, uma área que comecei a amar ainda dentro da universidade”, contou. Sobre a profissão,  ela  conta que diz que é fisioterapeuta e não professora. “Eu nunca falo que sou professora, mas digo que sou fisioterapeuta que irá ajudar na formação de futuros fisioterapeutas”, disse.

No final, Carol deu dicas para saber se os alunos estão fazendo o curso certo ou não. Para ela, a paciência e a vontade de cuidar do próximo são fundamentais para ter uma carreira de sucesso na área. “Quem não gosta de cuidar do outro, desista do curso”, finalizou.