Alunos de História divulgam curso em escola pública do Recife

Fotos: Rafael Sabóia

Como diria o provérbio popular: “Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé”. É mais ou menos com esse intuito que alunos do 6º período do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco realizaram na tarde desta terça-feira (29), na Escola Estadual Syvio Rabello, localizada no bairro de Santo Amaro, o I Projeto “Católica Out”.

Diferente do que acontece no já conhecido “Católica In”, onde alunos do Ensino Médio de escolas do Recife visitam a Universidade e conhecem as suas instalações, colhendo algumas informações a respeito das várias opções de cursos oferecidos, o “Católica Out” é um projeto recém-criado, que tem por objetivo contribuir ainda mais para a divulgação dos cursos da Universidade.

Através do processo inverso ao proposto pelo “Católica In”, a Universidade é que vai às escolas, através de seus alunos para divulgar como funciona o seu curso e o que ele disponibiliza para os universitários.

De forma bem descontraída, os futuros historiadores apresentaram por meio de uma encenação teatral o curso de Licenciatura em História, realizado na Católica. Com o tema “Pescando Histórias: A Ciência e a Arte de Ensinar”, os alunos trajavam vestimentas de pescadores e cada um “pescava” um objeto que explicasse as ferramentas que podem ser utilizadas por historiadores em suas pesquisas. “Procuramos a partir de nossa encenação fazer uma comparação do trabalho dos pescadores com o dos historiadores. Um pescador na pesca tem a possibilidade de encontrar um mar com vários peixes. Já os historiadores encontram um ‘mar’ com diversas informações que os podem ajudar em suas pesquisas”, explica a aluna e líder do grupo, Maísa Carla Ramos de Moura.

Com a supervisão do coordenador do curso de Licenciatura em História, professor Luiz Carlos Luz Marques, a apresentação dos alunos se baseou em pontos como – O que é história?; O que são documentos históricos?; Tortura na Ditadura Militar; Documentos históricos escritos; Arquivo Público do Estado;O Jornalismo em seu contexto de contribuição para a história; A fotografia utilizada como fonte de pesquisas históricas; A música dentro das pesquisas históricas e, por fim, O Cinema dentro da História.

Ao falarem sobre tortura na ditadura militar, os futuros historiadores exibiram um depoimento de um ex-torturado durante o período do regime militar em Pernambuco, retirado da telenovela “Amor e Revolução”, exibida no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Ao citarem o tema música como uma forma de fonte histórica, foi exibido um vídeo do Festival de Música da TV Record, de 1967, com a canção “Roda Viva”, do compositor e intérprete Chico Buarque de Holanda, trilha que virou hino dos “Anos de chumbo” no Brasil.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Unicap, professora Elba Leicht, que estava presente na apresentação dos alunos de História, aproveitou o momento para também divulgar o trabalho realizado no curso de Pedagogia da Universidade.  A professora estava acompanhada por Edson Lima, aluno do 4º período.

Ao final do evento, o professor Luiz Carlos Luz Marques comentou, em depoimento concedido ao Boletim Unicap, como trabalhos como o ‘Católica Out’ contribuem para a formação profissional e acadêmica de seus alunos. “O verdadeiro educador é uma espécie de pai. Ele só fica feliz quando seus filhos se tornam autônomos. Quando são capazes de enfrentar o desconhecido. A experiência com o “Católica Out”, que nasce no diálogo entre o corpo docente e discente, e é assumida e lavada para frente autonomamente pelos alunos é uma prova de que a formação integral proposta pela Universidade está dando certo”, defende o professor Luiz Carlos.