Alunos de Ciências Contábeis da Unicap promovem Ação Social em Olinda

Futuros contadores da Universidade Católica de Pernambuco vão promover ação social no núcelo administrativo do Espaço Criança Esperança em Olinda (ECEO). A atuação acontecerá no dia 24 de abril, um dia antes da comemoração nacional dos contabilistas, das 8h30 às 13h30, e está contando com o apoio do Criança Esperança, do coordenador de Extensão da Unicap, Alcivam Paulo de Oliveira, do coordenador do curso de Ciências Contábeis,  Josiel Barbosa, e do coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena da Unicap, Padre Clóvis.

Os alunos envolvidos estão no 7º período, prestes a se formar, e terão como objetivo preencher declaração de imposto de renda pessoa física, principalmente para pequenos comerciantes, que estão sendo obrigados a entregar o documento. Além disso, os estudantes vão desenvolver uma ação de conscientização e cadastramento de empresários informais como empreendedores individuais, baseada em um projeto do Governo Federal de incentivo à formalização desses trabalhadores. O trabalho faz parte da disciplina Contabilidade nas Entidades Sem Fins Lucrativos, ministrada pelo professor Josiel Barbosa.

Para melhor implementação e preparação do projeto, a turma composta por 58 alunos foi dividida em seis grupos: patrocínio, divulgação, apoio, treinamento, logística, e organizacional. Dessa maneira, cada grupo se responsabilizará por uma determinada função.

O grupo do patrocínio terá como objetivo buscar parcerias para se viabilizar o projeto de maneira econômica. Elanuza Sá, 20 anos, vai ser uma das integrantes do grupo. “Pra gente a expectativa é muito grande. Daqui a pouco estamos nos formando. Essa vai ser a nossa oportunidade de repassar tudo o que aprendemos na Universidade em benefício da comunidade.”

Uma parte se responsabilizará pela divulgação do projeto, não apenas junto à mídia como também na realização de palestras nas comunidades do entorno de Olinda. Vale ressaltar que a ação social não será apenas para essas comunidades, mas também para qualquer uma da Região Metropolitana do Recife.

Os alunos já estão sendo treinados para a realização da ação social, mas o grupo específico de treinamento é que ficará responsável por definir e fiscalizar se os demais estudantes estão aptos para realizar o trabalho. Maurício Gallindo, 30, será um deles. “Vamos ficar observando se as pessoas cumpriram suas metas, se executaram o trabalho da maneira correta. Dessa forma, vamos garantir que a ação seja bem executada.”

O grupo de apoio vai dar um auxílio no dia do evento fazendo uma verificação dos documentos dos cidadãos para definir quem pode ou não declarar o imposto de renda. Os alunos da logística ficarão responsáveis pela questão de deslocamento dos alunos, espaço físico, infraestrutura do evento e limpeza.

Amanda Xavier, 22, fará parte do grupo que se responsabilizará pela organização do evento. Ela falou da importância de estar participando de um projeto como este. “Em primeiro lugar, eu acho que a ação vai colaborar com a formação pessoal, já que a gente vai estar ajudando voluntariamente a sociedade, sem esperar nada em troca. Também acredito que a experiência de estar participando dessa ação vai agregar valor ao que a gente aprende no curso.”

Até o dia da ação social, os alunos vão continuar treinando para atender a comunidade. O professor Josiel é um dos que estão preocupados com a preparação dos mesmos para o projeto. Ele explicou o porquê de estarem desenvolvendo essa ação. “Normalmente esses pequenos comerciantes são pobres e têm pouco conhecimento com relação à burocracia exigida pelo Governo para formalização de seus negócios. Nossos alunos estão se preparando para orientá-los da maneira correta”.