Alunos de Arquitetura realizam intervenções na Avenida Visconde de Suassuna

Na manhã desta quarta-feira (07/06), alunos da disciplina Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, do primeiro período, realizaram algumas intervenções, na Avenida Visconde de Suassuna, no trecho entre as ruas Afonso Pena e Marquês do Pombal, com o objetivo de provocar e conscientizar o usuário/habitante/pedestre sobre a importância da qualidade do espaço público.

Antes de realizarem a atividade externa, os alunos foram divididos em equipes, na sala de aula, e fizeram o levantamento da rua, observando os locais onde estão instalados as lixeiras, bancos, orelhões. Também analisaram a arborização, qualidade da calçada, entre outros aspectos, até chegar o momento da intervenção.

Analisando o trecho, os alunos e professores levantaram alguns questionamentos e perceberam que existem mais postes do que árvores na rua, árvores estas, que são constantemente cortadas. Há calçadas destruídas e sem piso tátil.

Nas paradas de ônibus, não há informação sobre as linhas que passam pelo local. Os alunos de Arquitetura colocaram um mapa para que o usuário ao descer do ônibus saiba onde está.

A atividade teve como orientadores os professores Amélia Reynaldo e Mucio Jucá.

A estudante Maria Eduarda Moreno, que participou da ação, ressaltou a importância da iniciativa em função da falta de cuidado na cidade. “É uma maneira das pessoas se conscientizarem, saber que a gente precisa de um ambiente mais social, uma integração maior com a rua”, destacou.

O professor Mucio Jucá enfatizou a importância e a intenção da ação: “Provocar principalmente as pessoas que usam esse espaço aqui, para que elas reflitam não só sobre esse trecho da cidade, mas principalmente sobre a qualidade do espaço público da cidade como um todo”.